São Paulo, sábado, 03 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

RETOMADA

Venda de carros no primeiro semestre chega a 723 mil unidades, com alta de 11% em relação ao mesmo período de 2003

Montadoras têm melhor resultado desde 2001

FABIANA FUTEMA
DA FOLHA ONLINE

Os sinais de reativação da economia já começam a gerar resultados positivos para a indústria automotiva. No primeiro semestre, o setor vendeu 723,1 mil veículos, um avanço de 11% em relação ao mesmo período de 2003. Esse foi o melhor resultado já registrado para o primeiro semestre desde 2001.
Apenas em junho, foram vendidos 130,7 mil veículos para o mercado interno, um aumento de 30% em relação a junho de 2003. Na comparação com maio, o crescimento nas vendas foi de 6,2%. Junho teve o segundo melhor resultado do ano, perdendo apenas para março (141,6 mil unidades).
O bom desempenho do primeiro semestre pode ser explicado pela ampliação das promoções, como a realização de feirões de fábrica nos finais de semana e a criação de condições especiais de venda para o consumidor.
Os analistas do setor também atribuem a recuperação do setor à ampliação do crédito, pois mais de 70% das vendas de veículos são feitas por meio de contratos de financiamento. Outro fator que favoreceu junho foi o número de dias úteis, maior do que em maio.
Além disso, o desempenho foi beneficiado pela base de comparação, já que junho foi o pior mês de 2003 em vendas de veículos.
Os dados oficiais serão divulgados na terça-feira pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Ranking
Pela primeira vez na história da indústria automotiva brasileira, a General Motors liderou a venda de veículos para o mercado interno. O resultado foi atingido no primeiro semestre deste ano, com a comercialização de 170.039 unidades da marca.
Antes da GM, o primeiro lugar do ranking brasileiro já foi ocupado pela Volkswagen e pela Fiat.
No semestre, o segundo lugar foi da Volkswagen, com a comercialização de 166.703 veículos. O terceiro lugar foi da Fiat, com 157.102 unidades, seguida pela Ford, com 89.302 veículos.
No ranking mensal, o primeiro lugar também foi da GM, com a venda de 32.256 veículos. Já o segundo lugar foi da Fiat, com 29.083 unidades, seguida pela Volkswagen, com 28.109 veículos.
O quarto lugar do mês ficou com a Ford, com a comercialização de 14.696 veículos para o mercado interno.


Texto Anterior: Saneamento: Consórcio privado acusa Requião de quebrar contratos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.