São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul deve criar fórum regional de soja

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), anunciou ontem ter alinhado com os ministros da Agricultura de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai a formação do Fórum Mercosul para Soja.
A idéia surge a partir da crise com a China, que recentemente alegou problemas referentes à contaminação de grãos por sementes com fungicidas para bloquear navios com soja brasileira. Para produtores e exportadores do Brasil, tratou-se de estratégia para baixar preços do produto.
A Folha havia adiantado a existência de negociações no setor privado para a criação de uma espécie de "Opep da soja", a fim de controlar a produção.
O anúncio foi feito por Rigotto durante a Exposição Internacional de Palermo, que ocorre em Buenos Aires. De acordo com o governador, o fórum será detalhado na Expointer (exposição agropecuária), que ocorrerá entre 28 de agosto e 5 de setembro em Esteio (16 km de Porto Alegre).
Rigotto manteve contato com os quatro ministros do setor, que também estavam presentes ao evento. A produção total de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai é de 110 milhões de toneladas de soja. "Os países do bloco desejam ter uma posição mais unificada sobre a sojicultura, fortalecendo suas atuações no mercado internacional e evitando a criação de barreiras ou embargos à produção, como ocorreu, recentemente, com a China", afirmou Rigotto.
O ministro da Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues, adiantou que o fórum terá o envolvimento de governos, produtores e empresários do agronegócio.


Texto Anterior: Brasil recebe menos carros da Argentina
Próximo Texto: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: O enrosco dos investimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.