São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Snow diz que aprovação do Cafta ajuda Alca

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, disse ontem no Rio que a recente aprovação do Cafta-DR (Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana, na sigla em inglês) pelo Congresso americano é importante, sobretudo, para estimular a implementação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
"A aprovação é realmente importante por causa da energia e do ímpeto maior que isso dá para trabalhar pela Alca e pela Rodada Doha [negociação no âmbito da Organização Mundial do Comércio para a liberalização comercial]", disse Snow.
Segundo Snow, o Brasil lidera os esforços para a implementação da Alca. Ele disse que EUA e Brasil têm, muitas vezes, pontos em desacordo, mas destacou que ambos reconhecem a importância de um compromisso maior na questão comercial.
Em palestra a empresários, promovida pelo Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), Snow afirmou que apoiar o livre comércio nunca é fácil, mas que não se pode desanimar.
"Estamos já há uma década e meia em progressiva liberalização do comércio no mundo, e nunca houve maioria dos votos no Congresso americano."
Para Snow, o comércio traz uma série de benefícios à economia, como o aumento da produtividade, mas afirmou que nem todos os envolvidos reconhecem isso. "Há poucas coisas que fazem tão bem quanto o comércio, e há poucas coisas tão impopulares como o comércio", afirmou.
Snow lembrou ainda que há os que perdem com o livre comércio, e que esses se organizam politicamente para evitar sua prática.
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou ontem o Cafta, que era uma das prioridades de sua agenda. Ele disse que o acordo era "mais que uma lei de livre comércio" e destacou os possíveis benefícios para a segurança dos EUA. O acordo enfrentou oposição no Congresso de membros que temiam perda de empregos nos EUA.

Texto Anterior: Receita ortodoxa: Palocci rechaça controle de entrada de capital
Próximo Texto: Para Luiz Marinho, "turbulência política" não atingiu a economia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.