UOL


São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Data marcada
A euforia da indústria automobilística tem data para terminar. Se o governo não renovar o acordo que permite, até o final de novembro, isenção de até três pontos percentuais no IPI, o mês de dezembro e o começo do próximo ano serão muito fracos em vendas, avalia Sérgio Habib, presidente da Citröen.

Questão de humor
Em setembro, as montadoras bateram o recorde de vendas no ano, com 118,3 mil unidades comercializadas. Habib acredita que neste mês os resultados serão melhores porque outubro tem um dia útil a mais. Além do IPI, afirma, os consumidores foram motivados pela queda dos juros e a perspectiva de melhora no cenário macroeconômico.

Efeito
O fim da redução de IPI significaria um aumento médio nos preços entre 3% e 4%. Para Habib, em um cenário de juros menores, esse é um reajuste intolerável para os consumidores. A Citröen, diz ele, fechará o ano com queda de 3% nas vendas, contra a média de 10% no mercado. Por ora, as montadoras asseguram que não iniciaram lobby no governo.

Concorrência
A Dettal-Part, proprietária da marca Dolly, enviou anteontem carta à SDE (Secretaria de Direito Econômico) em que solicita ser admitida, como assistente da empresa Ragi, no requerimento com denúncias contra a Coca-Cola.

Bê-á-bá
Com a medida, Laerte Codonho, dono da Dettal-Part e que acusara a Coca-Cola de práticas desleais para tirar a marca Dolly do mercado de refrigerantes, passará a constar no processo administrativo. A denúncia original fora assinada apenas por Júlio César Mazzi, proprietário da Ragi, a empresa autorizada a fabricar o guaraná Dolly.

Poço
No informe conjuntural que a CNI divulgará hoje, um dos setores que registraram pior desempenho foi o da construção civil. No segundo trimestre, o nível da produção situou-se 11% abaixo do registrado em igual período de 2002.

Fora do rodízio
A CVM decidirá nos próximos dias se a Deloitte irá ou não se submeter ao rodízio de auditorias, que valerá a partir de maio de 2004. Com o rodízio, todas as auditorias serão obrigadas a abrir mão de seus clientes. A Deloitte quer que fiquem de fora do rodízio os clientes que recebeu da Andersen.

Novo investimento
Já está tudo certo entre duas gigantes brasileiras para a construção de uma nova fábrica de lata de aço para bebidas. Só falta escolher o local onde ficará a nova planta.

Promoção
Tito Martins, atual diretor financeiro corporativo da Vale do Rio Doce, será o novo presidente da Caemi. O anúncio deve ser feito hoje por Roger Agnelli, presidente da Vale.

Duas vias
Mário Mugnaini (Camex) diz que a próxima reunião da Alca, em novembro, deve catalisar as reflexões sobre duas alternativas. A da ""Alca possível", que entraria em vigor em 2005, ou a de uma Alca mais abrangente, mas sem data definida.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br


ANÁLISE

Recuperação sustentada

Dois fatores deverão ser essenciais para que se consolide o processo de recuperação da Bolsa. Alexandre Bassoli, economista-chefe do HSBC, avalia que a alta nos últimos dias em parte foi motivada porque entre os investidores se disseminou a percepção de que o crescimento da economia é de fato crível. O segundo aspecto é o aceno do governo de que haverá definições no marco regulatório de alguns setores. ""Isso é decisivo para atrair investimentos", lembra. Para Bassoli, os dados não colocam dúvida sobre a condições de retomada do crescimento. Retomada que ocorrerá via consumo, fomentado pelo recuo das taxas de juros e a ampliação de prazos de financiamentos e porque, após dois anos, os salários reais deixaram de cair.


NO MERCADO

O apetite por países emergentes continua: fundos dedicados às suas dívidas tiveram fluxo positivo de US$ 54,4 milhões na semana encerrada no dia 1º. Já os fundos de ações perderam US$ 2,152 bilhões, segundo a AMG Data.


FRASE

O mercado já considera a retomada do crescimento como realidade


Alexandre Bassoli, economista-chefe do HSBC
NÚMEROS

0,57%
Foi a inflação registrada em setembro na região do ABC paulista, segundo o Imes.

10,21%
Foi o aumento registrado pelo ouro no mercado disponível de Nova York neste ano.


Próximo Texto: Comércio Mundial: EUA tiram da Alca as prioridades do Brasil
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.