São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

NOVOS MERCADOS
Produtores brasileiros de algodão estão criando uma trading para conquistar novos mercados e maior eficiência na comercialização de seus produtos. Com sede na Europa, a empresa vai ter 50% de participação de produtores e o restante do capital virá de fundos de investimento e de outros participantes do setor.

DIFERENCIADO
Haroldo Cunha, presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), diz que a criação da trading é possível porque "os produtores de algodão do Brasil são diferenciados e de grande porte". Além de produtores, a nova empresa deverá ter participação de cooperativas e de pessoas físicas e jurídicas.

QUANTO NEGOCIARÁ
A trading, cuja composição acionária virá praticamente de produtores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia, deverá negociar 75 mil toneladas de algodão por ano.

ESTOQUES ELEVADOS
O centro-sul ainda tem 13 milhões de toneladas de milho para serem comercializadas, segundo estimativas da AgRural, de Curitiba. A agência considera que o volume total produzido na região em 2008/9 foi de 44,1 milhões de toneladas.

SEM ALÍVIO
A área de milho da safra de verão de 2009/10 deve recuar. A produção, no entanto, pode ficar próxima à de 2008/9. Fernando Muraro, da AgRural, diz que há uma expectativa de clima favorável à produtividade.

RUIM PARA O BRASIL
As geadas chegaram às lavouras dos Estados Unidos, mas o efeito sobre a produção de soja deverá ser pequeno e localizado. Não ocorrerá a quebra esperada pelo produtor brasileiro.

ENTREGA RECORDE
O recorde na entrega física de café no mercado futuro da BM&FBovespa foi provocado, em parte, pela redução na oferta de café arábica de boa qualidade devido aos preços não atraentes praticados pelo mercado, segundo analistas do Escritório Carvalhaes.

BOI VAI A R$ 81
A oferta de boi pronto para abate está muito baixa no Estado de São Paulo, o que elevou os preços da arroba para R$ 81 ontem. Segundo o Instituto FNP, os pequenos frigoríficos encontram grande dificuldade na compra de animais. Os grandes buscam o boi fora do Estado.

ASSEMBLEIAS
O frigorífico Independência realiza na segunda-feira em Cajamar (SP) a segunda reunião para discutir o plano de recuperação. A primeira não obteve quorum. Já o frigorífico Quatro Marcos fará a primeira reunião no dia 20, em Jandira (SP). Se não houver quorum, a segunda fica para o dia 27.


Texto Anterior: Olimpíada anima e Bolsa se destaca com alta de 1%
Próximo Texto: Menor oferta faz álcool subir 8% em uma semana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.