São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE

Barreira limita avanço da carne brasileira

DA REDAÇÃO

A carne brasileira é de boa qualidade, mas está fora de alguns mercados que mais bem remuneram o produto, como Japão, EUA e Coréia do Sul.
Esses países, em desacordo com a OIE (Organização Internacional de Epizootias), não aceitam o produto brasileiro devido à febre aftosa. Segundo a OIE, o Brasil está praticamente livre da doença, mas, devido à grande extensão territorial, ela ainda é encontrada em algumas áreas.
A política do Japão e da Coréia do Sul é de exclusão. Se o país não estiver totalmente livre da doença, não poderá exportar. Mesmo a carne das áreas livres da aftosa não é aceita pelos dois países. Se o Japão não mudar essa política, será difícil para o Brasil atingir aquele mercado, porque o gado brasileiro muitas vezes está em contato com outros animais silvestres portadores da doença. Além disso, o país tem divisa seca com vizinhos onde o controle da febre aftosa é menos eficiente.
Já os EUA aceitam as resoluções da OIE, mas adotam uma avaliação do nível de risco para cada país. No caso brasileiro, os EUA já estavam para liberar as importações de carne "in natura" do Brasil quando, há três anos, ocorreu um surto de febre aftosa no Rio Grande do Sul.
No final de 2003, o processo estava praticamente concluído novamente, e os brasileiros esperavam iniciar as exportações para os EUA neste ano.
Para alguns analistas, o processo poderá ser acelerado porque a carne brasileira não tem a mancha da vaca louca. Para outros, o mercado dos EUA vai se tornar ainda mais restritivo devido à ameaça brasileira aos pecuaristas dos Estados Unidos.
As barreiras atuais à carne brasileira são mais por motivos políticos do que por sanidade animal. As decisões de abertura desses mercados dependem de acertos entre os governos. No caso dos EUA, as negociações estão avançadas, mas o mesmo não ocorre com o Japão e com a Coréia do Sul. (MAURO ZAFALON)


Texto Anterior: Vendas maiores devem dar lucro a argentinos
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.