São Paulo, quarta-feira, 04 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO 1

Frigorífico Independência fecha unidade e demite 400 em MS

RODRIGO VARGAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

A rede de frigoríficos Independência, uma das maiores do setor de carnes do país, suspendeu as atividades e anunciou a demissão de 400 dos 530 funcionários de sua unidade em Campo Grande (MS). O motivo, diz a rede, foi a "ociosidade industrial" ante a queda na oferta de gado para abate no Estado.
Segundo o IBGE, o rebanho bovino do Estado diminuiu 10% desde 2005, ante aumento de 40% da capacidade da indústria frigorífica. A unidade desativada, que pode abater até mil animais por dia, vinha utilizando menos de 60% da capacidade.
"Diante desse cenário, o Independência entendeu por bem suspender as atividades e otimizar a produção em suas demais plantas em Mato Grosso do Sul, não comprometendo seu histórico de abate no Estado", afirma a empresa, em nota.
Dos funcionários não demitidos, 30 continuarão na unidade desativada para cuidar da manutenção. Os demais serão aproveitados nos frigoríficos da empresa em Nova Andradina e Anastácio (MS), que "continuarão operando normalmente".
A Folha não conseguiu falar com a presidência do sindicato dos trabalhadores dos frigoríficos em Campo Grande. Sua assessoria jurídica disse não ter recebido proposta de acordo para evitar os cortes no Independência.


Texto Anterior: Primeiro trimestre será fraco para a indústria, prevê Iedi
Próximo Texto: Trabalho 2: Perdigão dá férias coletivas no RS e Caterpillar reduz jornada em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.