São Paulo, quarta, 4 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mondale pede reformas a Suharto

das agências internacionais

O enviado especial do governo norte-americano à Indonésia, Walter Mondale, disse ontem ao presidente Suharto que a única maneira de o país superar a crise econômica é cumprir o programa de reformas firmado com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Mondale e Suharto se reuniram ontem durante 90 minutos. O enviado especial afirmou que o presidente dos EUA, Bill Clinton, também tinha a mesma opinião.
O enviado norte-americano disse ainda que a adoção de um câmbio fixo será um remédio apenas passageiro que não vai resolver o problema indonésio.
Mondale não quis comentar qual será a posição do FMI caso a Indonésia resolva estabelecer o câmbio fixo, medida que vem desagradando a comunidade internacional.
"Venho como enviado dos Estados Unidos, não interfiro nas decisões do FMI", afirmou.
Os opositores do plano de adoção de um câmbio fixo dizem que a medida pode levar a um aumento das taxas de juros. Afirmam ainda que o país não possui reservas suficientes para garantir a paridade com o dólar e que setor bancário indonésio não é suficientemente sólido.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.