São Paulo, sábado, 04 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repórter pede a Lula desculpa por ter olhos azuis

DE LONDRES

A frase do presidente Lula sobre os "brancos de olhos azuis" e a culpa pela catástrofe econômica tem tudo para ser uma das declarações mais emblemáticas da crise, como deixou claro um episódio ontem.
Ao fazer pergunta a Lula em evento sobre a a candidatura do Rio à Olimpíada de 2016, Ashling O'Connor, do "Times", pediu desculpas por seus olhos azuis e pele clara.
O presidente escapou da saia justa ao dizer que a repórter parecia mais enfrentar os efeitos da crise do que tê-los provocado. "Quando você estava fazendo a pergunta, eu estava olhando seus olhos azuis, mas você não tem cara de banqueira. Não parece ter responsabilidade pela crise, parece vítima."
Mais tarde, a jornalista disse que ficou "satisfeita" com a resposta. "Pelo menos ele disse que eu não tenho cara de banqueira."
Em entrevista à BBC, Lula já havia sido interpelado sobre a declaração. "As pessoas a quem eu me referi talvez não tenham a sensibilidade que eu gostaria. Quando me referi aos olhos azuis, estava falando da perseguição aos trabalhadores imigrantes na Europa, era essa minha referência."
Questionado ao fim da entrevista se a alegria era rescaldo do vídeo em que era elogiado por Obama, Lula ironizou. "Não é por causa do Obama, é porque sou corintiano." (PDL)


Texto Anterior: Lula quer comércio com China sem dólar
Próximo Texto: Ofensa: Jornalista vai ao STF contra frase do presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.