São Paulo, quarta-feira, 04 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salvador serve de "dormitório" para operários

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A terceira maior cidade do Brasil serve de "dormitório" para os operários que trabalham nos outros dez municípios que compõem a região metropolitana de Salvador. "Aqui [em Salvador] o processo é inverso. As pessoas moram na cidade, mas vão trabalhar fora, justamente o contrário do que acontece em São Paulo", disse o secretário estadual do Planejamento, Armando Avena, ao comentar a pesquisa do IBGE.
Isoladamente, o PIB da capital baiana não está entre os maiores em comparação com as grandes metrópoles. No entanto a soma de todos os municípios coloca a região metropolitana de Salvador em quarto lugar no país. "Isso acontece porque Salvador soube preservar sua vocação turística, abrigando empresas que não poluem o ambiente", disse Avena.
De acordo com o secretário, o fato de os operários deixarem a capital para trabalhar em outras cidades não empobrece Salvador. "Os salários são gastos em Salvador, cidade que oferece teatros, festas, praias, shoppings e centros de lazer que não são encontrados nos municípios menores."
Avena diz também que o governo pretende descentralizar o PIB no Estado, oferecendo incentivos fiscais para a instalação de empresas em outras cidades.


Texto Anterior: Mapa da riqueza: Capitais impulsionam o PIB dos Estados
Próximo Texto: Mapa da riqueza: Pequenas cidades têm renda de país rico com o petróleo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.