São Paulo, sexta-feira, 04 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investimentos deverão crescer 5,3% em 2004

DA SUCURSAL DO RIO

A taxa de investimentos, que é o valor total das inversões como proporção do valor do PIB, fechará neste ano em 19,7%, de acordo com as projeções do Ipea divulgadas ontem, contra uma taxa de 18% registrada no ano passado.
A estimativa está baseada na elevação do nível de investimentos, medidos pela formação bruta de capital fixo (não leva em conta os estoques) por três trimestres consecutivos na comparação com o trimestre anterior. Desde o terceiro trimestre de 2003, os investimentos já cresceram 9,8%.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o crescimento dos investimentos de janeiro a março deste ano foi de 2,2%, contra uma estimativa de queda de 1% feita pelo Ipea. Mesmo assim, o órgão reduziu em um ponto percentual (de 6,3% para 5,3%) a previsão de crescimento dos investimentos para este ano.
De acordo com Paulo Levy, diretor do órgão, a redução deveu-se ao fato de o desempenho da construção civil (a formação bruta de capital fixo é, basicamente, a soma dos investimentos em máquinas e equipamentos e em construção) ter sido inferior ao que o Ipea estava esperando.
Ainda assim, a avaliação da equipe do Ipea é que os investimentos e as exportações, pela ótica do consumo, são as duas pernas que estão dando o tom da retomada do crescimento -da mesma forma que a indústria, cujo crescimento previsto para este ano passou de 3,8% no boletim de março para 4,3% no de junho, deverá comandar o crescimento pela ótica da oferta de produtos.
O aumento dos investimentos, embora a taxa em relação ao PIB ainda esteja longe dos 23% a 25% considerados desejáveis, é visto pelo Ipea como um dos aspectos que indicam a sustentabilidade do crescimento. "Em um processo de continuidade do crescimento, é natural que o consumo privado [consumo das famílias] vá atrás, irrigado pelo crescimento dos investimentos e do setor externo", disse Fabio Giambiagi, do Grupo de Acompanhamento Conjuntural do Ipea.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Disputa: TCU mantém compra de energia em Manaus
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.