São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft projeta aparelho que deve concorrer com iPod

Parceria de empresas de tecnologia tenta ameaçar o domínio da Apple no segmento de tocadores de música portáteis

Companhia de Bill Gates faz associação com fabricantes japonesas, como a Toshiba, e com a gigante de telefonia celular DoCoMo


DA BLOOMBERG

A Microsoft, maior fabricante mundial de software, está desenvolvendo music players portáteis em associação com a NTT DoCoMo, a Toshiba e outras empresas japonesas, para concorrer com o iPod da Apple.
A Microsoft está trabalhando em associação com oito empresas do Japão para oferecer aparelhos de reprodução de áudio e de outros conteúdos compatíveis com o sistema operacional Windows Media Technology, disse a companhia, em comunicado divulgado ontem. A Napster Japan, a NTT Communications e a Aoyama Capital vão fornecer conteúdo e outros serviços, segundo o comunicado.

Ameaça
As parcerias poderão ameaçar o domínio da Apple no mercado japonês de download de músicas, que movimenta 34,3 bilhões de ienes (US$ 304 milhões). A associação da Microsoft com a DoCoMo, a maior empresa de telefonia celular do Japão, e com a fabricante de produtos eletrônicos Toshiba poderá proporcionar à sua divisão de mídia e de software para a reprodução de músicas uma presença maior no Japão, onde o número de pessoas que acessa a internet a partir de telefones celulares supera o contingente dos que usam computadores pessoais para executar essa operação.

Celulares
O valor movimentado pelos downloads de canções subiu para 10,5 bilhões de ienes no Japão no quarto trimestre de 2005, com alta de 58% em relação ao começo desse mesmo ano, segundo a Associação da Indústria Fonográfica do Japão. Ainda segundo dados da associação, os telefones celulares realizaram 94,3% de todos os downloads de música em 2005 no país.
O site iTunes, da Apple, é a loja de música online mais acessada e o iPod é o music player portátil mais utilizado do mundo. Na semana passada a Microsoft iniciou campanha de dois meses voltada a varejistas japonesas de eletrônicos, na qual exibirá music players portáteis e telefones celulares.


Texto Anterior: Populismo ainda inibe investimento estrangeiro no país
Próximo Texto: Criticado, projeto de usinas prevê R$ 20 bi à Amazônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.