|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Microsoft projeta aparelho que deve concorrer com iPod
Parceria de empresas de tecnologia tenta ameaçar o domínio da Apple no segmento de tocadores de música portáteis
Companhia de Bill Gates faz associação com fabricantes japonesas, como a Toshiba, e com a gigante de telefonia celular DoCoMo
DA BLOOMBERG
A Microsoft, maior fabricante mundial de software, está desenvolvendo music players
portáteis em associação com a
NTT DoCoMo, a Toshiba e outras empresas japonesas, para
concorrer com o iPod da Apple.
A Microsoft está trabalhando
em associação com oito empresas do Japão para oferecer aparelhos de reprodução de áudio
e de outros conteúdos compatíveis com o sistema operacional
Windows Media Technology,
disse a companhia, em comunicado divulgado ontem. A Napster Japan, a NTT Communications e a Aoyama Capital vão
fornecer conteúdo e outros serviços, segundo o comunicado.
Ameaça
As parcerias poderão ameaçar o domínio da Apple no mercado japonês de download de
músicas, que movimenta 34,3
bilhões de ienes (US$ 304 milhões). A associação da Microsoft com a DoCoMo, a maior
empresa de telefonia celular do
Japão, e com a fabricante de
produtos eletrônicos Toshiba
poderá proporcionar à sua divisão de mídia e de software para
a reprodução de músicas uma
presença maior no Japão, onde
o número de pessoas que acessa a internet a partir de telefones celulares supera o contingente dos que usam computadores pessoais para executar
essa operação.
Celulares
O valor movimentado pelos
downloads de canções subiu
para 10,5 bilhões de ienes no
Japão no quarto trimestre de
2005, com alta de 58% em relação ao começo desse mesmo
ano, segundo a Associação da
Indústria Fonográfica do Japão. Ainda segundo dados da
associação, os telefones celulares realizaram 94,3% de todos
os downloads de música em
2005 no país.
O site iTunes, da Apple, é a loja de música online mais acessada e o iPod é o music player
portátil mais utilizado do mundo. Na semana passada a Microsoft iniciou campanha de
dois meses voltada a varejistas
japonesas de eletrônicos, na
qual exibirá music players portáteis e telefones celulares.
Texto Anterior: Populismo ainda inibe investimento estrangeiro no país Próximo Texto: Criticado, projeto de usinas prevê R$ 20 bi à Amazônia Índice
|