São Paulo, quinta, 4 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESESTÍMULO
Quem perde o emprego sente culpa, diz pesquisa

Leonardo Colosso/Folha Imagem
Maria Nilde Mascellani, professora da PUC de São Paulo, que coordenou pesquisa com desempregados


do enviado especial

Uma pesquisa feita com desempregados que frequentavam cursos de qualificação profissional revelou que quase todos se consideram culpados por terem perdido o emprego.
A noção de culpa pela demissão, segundo a pesquisa, vem da consciência de que os trabalhadores não têm formação suficiente para estar no mercado de trabalho.
A pesquisa ouviu uma amostra de 180 desempregados durante o ano passado e foi coordenada pela professora Maria Nilde Mascellani, da Faculdade de Psicologia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.
Os entrevistados eram alunos de cursos de qualificação profissional realizados pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT.
Segundo a professora, aproximadamente 30% dos entrevistados abandonaram os cursos de qualificação profissional antes do término.
Nas entrevistas, declararam que não tinham nada para conversar com os professores ou outros alunos.
"Todos tinham dificuldade para descrever o que faziam em seus empregos; a falta de auto-estima é muito grande", disse Maria Mascellani. (ME)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.