São Paulo, terça-feira, 04 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EXPANSÃO
ONU prevê que países da América Latina vão crescer 3,75% este ano

As economias da América Latina devem crescer 3,75% neste ano e acelerar sua expansão em até 4,25% em 2001. A previsão foi feita pelas Nações Unidas ontem em um informe sobre as perspectivas socioeconômicas no mundo.
O documento, intitulado "UN World Economic and Social Survey 2000", afirma que o crescimento será impulsionado por exportações maiores -fruto de um maior ritmo no comércio internacional e dos mecanismos de financiamento externo.
No entanto os especialistas da ONU reconhecem que os altos níveis de desemprego nos países da região e as restrições para obtenção de crédito podem reduzir o crescimento previsto.
"Problemas fiscais, incertezas políticas e mal-estar social podem afetar as perspectivas", segundo o relatório.
Mesmo otimista, o crescimento previsto pela ONU é inferior ao estimado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para a América Latina no mesmo período -4% em 2000 e 4,7% em 2001.
Os técnicos da ONU avaliaram que os momentos de incertezas econômicas já estão sendo superados na maior parte dos países. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: O fim do romântico liberalismo
Próximo Texto: Cai produção das indústrias nos EUA
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.