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Água e suco são projetos de Brahma e Antarctica
da Reportagem Local
A Brahma prepara sua entrada
no mercado de água mineral. A
Antarctica tem no forno um projeto para lançar uma linha de sucos.
Com esses dois lançamentos, a
AmBev começa a dar seus primeiros passos para crescer no mercado de bebidas não-alcoólicas. Segundo os controladores da nova
empresa, dentro do mercado interno, esse é o principal objetivo da
associação. "Somos pequenos nesses mercados, que crescem muito", diz Marcel Herman Telles, co-presidente da AmBev.
"Com a participação que temos
no mercado de cerveja, seria ridículo se quiséssemos crescer mais",
diz Telles. A nova companhia tem
71% do mercado cervejeiro nacional. No mercado de bebidas como
um todo, a participação cai para
39%.
Segundo Telles, a Brahma está
conversando com empresas no exterior para trazer uma marca de
água mineral estrangeira para o
país.
"O mercado de água mineral é
colossal, é um dos que mais cresce
no mundo", afirma o co-presidente da AmBev. De acordo com dados de 98 divulgados pela própria
empresa, considerando o mercado
total de bebidas no Brasil (excluindo apenas bebidas quentes e destiladas), a Antarctica tem 15,19% do
total.
A Brahma -incluindo Skol,
Pepsi e Marathon- tem 24,07%. A
maior participação, antes da fusão
que criou a AmBev, era a Coca-Cola -incluindo Kaiser e Crystal-,
com 29,94%.
A Parmalat tem 3,88% do mercado, Schincariol, 2,9%, Nestlé,
0,98%, Danone, 0,89%, Lindoya,
0,44%, Gatorade, 0,15%, e Mate
Leão, 0,02%. O restante, pouco
mais de 20%, pertence a outras
marcas menores.
(VANESSA ADACHI)
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