São Paulo, Domingo, 04 de Julho de 1999
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Água e suco são projetos de Brahma e Antarctica

da Reportagem Local
A Brahma prepara sua entrada no mercado de água mineral. A Antarctica tem no forno um projeto para lançar uma linha de sucos.
Com esses dois lançamentos, a AmBev começa a dar seus primeiros passos para crescer no mercado de bebidas não-alcoólicas. Segundo os controladores da nova empresa, dentro do mercado interno, esse é o principal objetivo da associação. "Somos pequenos nesses mercados, que crescem muito", diz Marcel Herman Telles, co-presidente da AmBev.
"Com a participação que temos no mercado de cerveja, seria ridículo se quiséssemos crescer mais", diz Telles. A nova companhia tem 71% do mercado cervejeiro nacional. No mercado de bebidas como um todo, a participação cai para 39%.
Segundo Telles, a Brahma está conversando com empresas no exterior para trazer uma marca de água mineral estrangeira para o país.
"O mercado de água mineral é colossal, é um dos que mais cresce no mundo", afirma o co-presidente da AmBev. De acordo com dados de 98 divulgados pela própria empresa, considerando o mercado total de bebidas no Brasil (excluindo apenas bebidas quentes e destiladas), a Antarctica tem 15,19% do total.
A Brahma -incluindo Skol, Pepsi e Marathon- tem 24,07%. A maior participação, antes da fusão que criou a AmBev, era a Coca-Cola -incluindo Kaiser e Crystal-, com 29,94%.
A Parmalat tem 3,88% do mercado, Schincariol, 2,9%, Nestlé, 0,98%, Danone, 0,89%, Lindoya, 0,44%, Gatorade, 0,15%, e Mate Leão, 0,02%. O restante, pouco mais de 20%, pertence a outras marcas menores.
(VANESSA ADACHI)


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