São Paulo, Domingo, 04 de Julho de 1999
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FUSÃO
Múltis da cerveja tinham parceria com nacionais
Budweiser e Miller vão ficar no Brasil

RENATO FRANZINI
de Nova York


As companhias norte-americanas donas das marcas de cerveja Budweiser e Miller garantem que vão continuar no mercado brasileiro, apesar da associação da Antarctica com a Brahma anunciada na última quinta-feira.
As duas companhias estrangeiras foram afetadas pela associação porque ambas tinham acordos com as brasileiras para fabricar e vender seus produtos no Brasil.
Com a criação da AmBev (a associação da Antarctica e da Brahma), os acordos serão desfeitos.
Anteontem, a Anheuser-Busch (produtora da Budweiser) anunciou que terminará em um mês sua parceria com a Antarctica.
Um porta-voz da Miller Brewing Company (do grupo Philip Morris) informou à Folha que a empresa ainda não havia sido comunicada do fato e que "não espera mudança ou interrupção na distribuição de sua cerveja no Brasil".
Mas Marcel Telles, presidente da Brahma, disse que faria o comunicado à Miller assim que possível.
Nos comunicados à imprensa, as duas companhias usaram a palavra "comprometida" para dizer que continuam no Brasil.
"A Anheuser-Busch continua comprometida em ser uma participante de longo prazo no Brasil", disse Jack H. Pummel, chairman da Anheuser-Busch International.
"A Miller está comprometida com o crescimento de seus negócios no mercado brasileiro", diz o comunicado da concorrente.
Como as duas têm como objetivo estratégico permanecer no Brasil, apesar da baixa participação no mercado, a dúvida agora é qual delas fará acordo com a AmBev.
"Não vai dar para a AmBev manter acordos com as duas", diz William Landers, analista do mercado de bebidas do banco de investimentos Lehman Brothers, em Nova York, lembrando que Budweiser e Miller são líder e vice-líder, respectivamente, nos EUA.
Landers acredita que a Anheuser-Busch tem mais chances: 1) já anunciou que quer conversar com a AmBev e a Miller não foi nem notificada previamente; 2) seus laços com a Antarctica eram mais fortes do que os da Miller com a Brahma.
A Anheuser-Busch tinha 5% das ações da Anep, a principal subsidiária da Antarctica, com a opção de ir a 30% até 2002.
Já a Miller e a Brahma tinham formado uma subsidiária de controle acionário misto.
Mike Hennick, diretor de comunicações para o mercado internacional da Miller, disse à Folha que sua companhia não pretende fabricar sozinha a cerveja no Brasil.




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