São Paulo, Segunda-feira, 04 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FISCO
Advogada, que é também agente fiscal de rendas, vai atender contribuintes paulistas
Fazenda de SP cria ouvidoria

MARCOS CÉZARI
da Reportagem Local

Ouvir reclamações, críticas e sugestões dos contribuintes paulistas, servidores e do público em geral.
Essa é a função da advogada e agente fiscal de rendas Ana Cláudia Bentes Salgado, 32, a primeira ouvidora da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Ana Cláudia tem como meta na função de ouvidora trabalhar no sentido de contribuir, com a colaboração dos servidores, para que os serviços prestados pela Fazenda tenham mais qualidade, agilidade e transparência.
"O contribuinte que paga impostos, usuário dos serviços da Fazenda, é o nosso cliente. Temos de atendê-lo bem, em qualquer circunstância, pois essa é a nossa função pública."
Especificamente nas questões envolvendo contribuintes, a ouvidora disse que o serviço a ser prestado deve ter qualidade. Segundo ela, um posto fiscal, por exemplo, deve ter agilidade e cordialidade no atendimento.
Para desempenhar sua tarefa, a ouvidora quer a participação dos contribuintes e dos servidores no sentido de buscar a melhoria contínua na prestação do serviço público.

Relatórios ao governo
A Ouvidoria Fazendária, vinculada diretamente ao gabinete do secretário Yoshiaki Nakano, foi criada em setembro do ano passado por decreto do governador Mário Covas.
As atividades e providências adotadas no âmbito da Ouvidoria Fazendária farão parte de relatórios semestrais que serão encaminhados por Ana Cláudia ao governador Mário Covas, acompanhados de sugestões para o aprimoramento do serviço público.
O trabalho da Ouvidoria Fazendária buscará a racionalização, cumprimento de prazos e normas de procedimento, fixação e cumprimento de horários. Terão prioridade no atendimento os idosos, grávidas, doentes e deficientes físicos. Além de formada em direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e agente fiscal de rendas, Ana Cláudia está fazendo cursos de controladoria e contabilidade na Faculdade de Economia e Administração da USP.
Ela também frequenta um curso de direito tributário, na USP, patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.


Ouvidoria Fazendária - Das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira - Por carta ou pessoalmente: Av. Rangel Pestana, 300, 5º andar, sala 518, CEP 01091-900, São Paulo - Por e-mail: ouvidoria@fazenda.sp.gov.br - Por telefone: 233-3400, ramal 4911.


Texto Anterior: Opinião Econômica - João Sayad: Migalhas e tostões
Próximo Texto: Ciclo aborda marketing promocional
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.