São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

ECONOMIA AMERICANA

Cresce atividade no setor de serviços
A atividade no setor de serviços dos EUA cresceu no mês passado, mas indicadores mostram que o mercado de trabalho segue fraco. Já as vendas feitas à indústria ficaram inalteradas em agosto.
Segundo o Instituto de Gerenciamento de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês), o índice do nível de atividade cresceu de 50,9 pontos, em agosto, para 53,9 pontos. O setor de serviços, que engloba de bancos a entretenimento, representa três quartos do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA.
Mas o subíndice de emprego caiu de 47,3 pontos para 46,6 pontos. Pela metodologia do ISM, leituras acima de 50 pontos indicam aumento na atividade. No começo da semana, o instituto divulgou o índice industrial, que caiu para 49,5 pontos, a primeira contração desde janeiro.
Em outro sinal de deterioração na situação do emprego, o Departamento de Trabalho dos EUA informou que o número de pedidos de seguro-desemprego subiu para 417 mil na semana passada. Há seis semanas o número de pedidos do benefício fica acima de 400 mil, nível geralmente associado a um aumento do desemprego. Atualmente, a taxa de desemprego do país é de 5,7% da população economicamente ativa. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Transe global: Nikkei recua para menos de 9.000 pontos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.