São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRANSE GLOBAL

Nikkei recua para menos de 9.000 pontos
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio caiu abaixo de 9.000 pontos pela primeira vez em 19 anos. Com uma queda de 1,25% no pregão de ontem, o índice fechou em 8.936 pontos -o menor nível desde agosto de 1983.
Os investidores temem que o saneamento das instituições financeiras, que deverá ser acelerado pelo governo japonês, provoque uma onda de falências e desestabilize ainda mais a estagnada economia do país. As ações dos bancos estiveram entre as que mais perderam.
"É o fim da linha para os preços das ações japonesas", disse o presidente da Toyota, Hiroshi Okuda. "A reforma estrutural [da economia japonesa] não deve ser apenas um slogan, deve ser alcançada." Okuda faz parte do conselho econômico do primeiro-ministro Junichiro Koizumi.
Na Europa e nos EUA, o dia também foi de perdas. "A volatilidade reflete as incertezas", afirmou Hugh Johnson, diretor de investimentos do banco First Albany, em referência à possível guerra contra o Iraque e à instável recuperação econômica dos EUA.
O índice Dow Jones da Bolsa de Nova York fechou em queda de 0,5%. A Bolsa de Frankfurt perdeu 3,88%, e Paris caiu 2,71%. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Fraudes do capital: Banco é acusado de privilegiar clientes
Próximo Texto: Economia americana: Cresce atividade no setor de serviços
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.