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RETOMADA
Com maior confiança do consumidor, volume aumentou 10% em 2004
Vendas de veículos alcançam 1,6 mi
DA REPORTAGEM LOCAL
As vendas de automóveis, caminhões e ônibus em 2004 alcançaram 1,578 milhão de unidades.
É um crescimento de 10% em relação a 2003 e o melhor resultado
desde 2002, último dado disponibilizado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de
Veículos Automotores), que divulgou os números. Os dados, obtidos com base em informações
do Renavan (Registro Nacional
de Veículos Automotores) de emplacamentos, mostram que em
dezembro foram vendidos 178
mil veículos, 30,6% a mais do que
no mesmo mês de 2003.
A recuperação, considerada
ainda incipiente pela indústria
automobilística, foi fruto principalmente da maior confiança do
consumidor na economia.
"O consumidor acreditou mais
que manterá seu emprego. Se você faz um financiamento com
parcelas elevadas, como é o caso
do parcelamento de um veículo,
compromete uma parcela significativa do seu orçamento", diz o
consultor José Eduardo Favaretto. "É preciso ter um horizonte de
confiança", completa.
Segundo ele, a queda nos juros
também teve um papel importante. O consultor lembra que, quando os juros básicos da economia
começaram a subir novamente,
os bancos das montadoras seguraram o repasse. "Houve algum
reajuste para cima, mas não na
mesma intensidade com a qual o
Banco Central elevou a taxa", diz.
David Wong, da consultoria
Booz Allen & Hamilton, também
atribui a recuperação à maior
confiança do consumidor. "A
perspectiva para o PIB [ Produto
Interno Bruto] era de 3,5% no início do ano, depois pulou para 5%.
O crescimento econômico gerou
mais emprego e, portanto, mais
confiança para gastar."
De acordo com o consultor, os
preços de automóveis também se
recuperaram em relação aos últimos anos, mas ainda estão abaixo
dos patamares de 2001.
Mais vendidos
A participação de mercado da
General Motors foi a maior no
acumulado do ano para automóveis, de 24,51%. Em seguida vêm
Fiat (23,77%), Volkswagen
(22,16%) e Ford (10,93%).
Por modelo, as vendas do Gol tiveram a maior participação, de
14,07%; as do Fiat Palio, 10,19%, e
do Corsa, 9,94%. No caso dos comerciais leves (modelos esportivos), os de maior participação foram o Ecosport (17,57%), o Fiat
Strada (13,48%) e o Montana
(9,77%).
(MAELI PRADO)
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