São Paulo, quarta-feira, 05 de janeiro de 2005

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RETOMADA

Com maior confiança do consumidor, volume aumentou 10% em 2004

Vendas de veículos alcançam 1,6 mi

DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas de automóveis, caminhões e ônibus em 2004 alcançaram 1,578 milhão de unidades. É um crescimento de 10% em relação a 2003 e o melhor resultado desde 2002, último dado disponibilizado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que divulgou os números. Os dados, obtidos com base em informações do Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores) de emplacamentos, mostram que em dezembro foram vendidos 178 mil veículos, 30,6% a mais do que no mesmo mês de 2003.
A recuperação, considerada ainda incipiente pela indústria automobilística, foi fruto principalmente da maior confiança do consumidor na economia.
"O consumidor acreditou mais que manterá seu emprego. Se você faz um financiamento com parcelas elevadas, como é o caso do parcelamento de um veículo, compromete uma parcela significativa do seu orçamento", diz o consultor José Eduardo Favaretto. "É preciso ter um horizonte de confiança", completa.
Segundo ele, a queda nos juros também teve um papel importante. O consultor lembra que, quando os juros básicos da economia começaram a subir novamente, os bancos das montadoras seguraram o repasse. "Houve algum reajuste para cima, mas não na mesma intensidade com a qual o Banco Central elevou a taxa", diz.
David Wong, da consultoria Booz Allen & Hamilton, também atribui a recuperação à maior confiança do consumidor. "A perspectiva para o PIB [ Produto Interno Bruto] era de 3,5% no início do ano, depois pulou para 5%. O crescimento econômico gerou mais emprego e, portanto, mais confiança para gastar."
De acordo com o consultor, os preços de automóveis também se recuperaram em relação aos últimos anos, mas ainda estão abaixo dos patamares de 2001.

Mais vendidos
A participação de mercado da General Motors foi a maior no acumulado do ano para automóveis, de 24,51%. Em seguida vêm Fiat (23,77%), Volkswagen (22,16%) e Ford (10,93%).
Por modelo, as vendas do Gol tiveram a maior participação, de 14,07%; as do Fiat Palio, 10,19%, e do Corsa, 9,94%. No caso dos comerciais leves (modelos esportivos), os de maior participação foram o Ecosport (17,57%), o Fiat Strada (13,48%) e o Montana (9,77%). (MAELI PRADO)


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