São Paulo, sexta-feira, 05 de janeiro de 2007

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Mercado Aberto

Guilherme Barros - guilherme.barros@uol.com.br

Ford investe preocupada com a China

A ameaça de a China e a Índia invadirem o mercado automotivo brasileiro começa a preocupar as montadoras instaladas no país. O anúncio ontem do investimento de R$ 2,2 bilhões da Ford do Brasil entre 2007 e 2011 é uma demonstração explícita desse temor.
Os investimentos da Ford irão se concentrar principalmente na Bahia e no Ceará, Estados que garantem generosos incentivos fiscais (isenção de parcelas do ICMS e do IPI). A Ford já possui uma fábrica na Bahia, e, agora, com a compra da Troller, que produz veículos off-road, a montadora também põe o pé no Ceará.
Rogelio Golfarb, diretor da Ford e presidente da Anfavea, reconhece que o investimento da montadora pode ser interpretado como uma resposta à ameaça da China e da Índia.
"A pressão da Índia e da China aumenta a competição interna, e isso nos obriga a buscar maior produtividade e novas oportunidades, como foi o caso da compra da Troller", diz Golfarb, que também participou ontem da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o anúncio do investimento da Ford.
Entende-se a preocupação da Ford. A China já anunciou que irá produzir carros no Uruguai, e ainda há rumores de conversas com a Fiat para investimentos na fábrica da montadora italiana instalada em Córdoba, na Argentina. O grupo indiano Tata também já anunciou que deverá instalar uma montadora na Zona Franca de Manaus.
Os automóveis produzidos pela China e pela Índia podem representar mesmo uma grande dor de cabeça para as fábricas tradicionais instaladas no Brasil. As especulações são que os carros chineses e indianos venham a oferecer no mercado automóveis populares até R$ 5.000 mais baratos em relação aos seus competidores, o que significa que esses carros poderão chegar ao mercado na faixa de R$ 18 mil ou até menos.
Por questões estratégicas, a Ford não detalhou os investimentos. Golfarb admitiu, no entanto, que haverá investimentos em projetos de engenharia, o que significa que a companhia certamente irá adaptar suas linhas de automóveis para esses novos tempos.
"Nós vamos investir em tudo o que for relativo à competitividade, incluindo engenharia", afirma Golfarb.
Os novos investimentos ocorrem em um momento considerado excepcional para o setor automotivo. As vendas do setor somaram 1,93 milhão no ano passado, um resultado muito próximo do recorde de 1997. A perspectiva para 2007 é as vendas chegarem a 2,2 milhões de unidades, sagrando-se o maior ano da história da indústria.

análise

Americanas supera valor do Pão de Açúcar

No fechamento da Bovespa de 2006, a Lojas Americanas, pela primeira vez na história, ultrapassou, em valor de mercado, o grupo Pão de Açúcar.
No começo deste ano, a diferença ganha fôlego. O valor de mercado da Lojas Americanas é de R$ 8,9 bilhões, enquanto o do Pão de Açúcar soma R$ 8,5 bilhões (veja quadro acima).
Para analistas de mercado, a alta da Lojas Americanas está ligada à natureza do negócio, que consegue adaptar sua oferta de produtos para o mix que interessa mais ao consumidor no momento.
A fusão da rede com o Submarino também foi considerada oportuna. O resultado ainda não foi sentido totalmente, mas a longo prazo o mercado sabe que a operação deverá ser muito positiva.
Já o Pão de Açúcar ainda não sentiu as mudanças que sua nova estratégia de redução de preços para aumentar o volume de vendas pode trazer. Por isso, lida com uma espécie de "mau humor" dos investidores em ações.
Outro problema é que o grupo enfrenta, hoje, uma concorrência dura de "players" informais, que, por sua natureza, conseguem preços melhores. Para os analistas, no entanto, a estratégia adotada em 2006 ainda pode surtir efeito.

PIPOCA COM FERMENTO
A Warner Bros. Pictures anuncia na próxima semana o calendário de lançamentos no Brasil para 2007. Estão previstas mais de 25 produções, o dobro dos lançamentos de 2006. Filmes como "A Conquista da Honra" e "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood, estão na lista.

METEOROLOGIA
Desde a virada do ano, as vendas de protetores solares e de biquínis estão atrás das de guarda-chuva, no Wal-Mart. O produto teve aumento de vendas de mais de 40% se comparado ao mesmo período do ano passado. Entre os modelos oferecidos pela rede, os preferidos são os mais baratos.

NA PASSARELA
Para a próxima edição do Fashion Rio e da bolsa de negócios Fashion Business, já está confirmada a presença de 15 compradores VIPs internacionais. Empresas distribuidoras de produtos de moda de Estados Unidos, Austrália, Itália, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, África do Sul, Bélgica, Argentina, Chile, Equador, Grécia, México e Portugal serão ciceroneados pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, durante o evento.

CORRIDA
Na próxima semana, um grupo de taxistas em São Paulo terá instalado em seus veículos um sistema para o pagamento das corridas, o Taxipass. A tecnologia imprime comprovante registrando as distâncias percorridas em quilômetros, os endereços de saída e chegada, nome do motorista e dados do veículo que realizou o trajeto.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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