UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RISCO IRAQUE

Proximidade de reunião de Colin Powell com ONU faz moeda americana subir 1,56% e Ibovespa cair 3,05%

Tensão com guerra eleva dólar e freia Bolsa

GEORGIA CARAPETKOV
DA REPORTAGEM LOCAL

Às vésperas da reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, o mercado financeiro foi novamente pressionado pelas perspectivas de guerra contra o Iraque.
O dólar fechou em alta de 1,56%, cotado a R$ 3,57. O risco-país subiu 2,37%, para 1.334 pontos. No mercado de capitais, praticamente todas as ações caíram e o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou em baixa de 3,05%.
"Foi a contaminação do mercado externo. Não houve novidades por aqui, mas lá fora o dia estava muito negativo", disse Marco Franklin, sócio-diretor da ARX Capital Management.
Para os analistas, as incertezas geradas por uma guerra fazem com que os investidores procurem opções de menor risco.
"As pessoas procuram migrar para a renda fixa e, no Brasil, muitos buscam o dólar. Os investidores vêem que a situação global pode se deteriorar e procuram se proteger. Mas o mercado interno está agindo de forma igual ao internacional ", afirma Alan Gandelman, da Ágora Sênior.


Texto Anterior: "Tratorada": Produtores de cebola fecham estrada em SC
Próximo Texto: Medo afasta investidor do risco e derruba ações nos EUA e na Europa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.