UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Mundial eleva projeções para a AL

DA FOLHA ONLINE

O Banco Mundial mostrou estar otimista sobre o desempenho econômico da América Latina e melhorou suas projeções de crescimento para a região.
Guillermo Perry, chefe dos economistas da instituição, disse que a América Latina deverá crescer entre 2% e 2,2% em 2003 (contra previsão inicial de expansão de 1,8%), mas advertiu que há riscos.
O principal obstáculo é que o panorama econômico na região se deteriore durante o ano devido a fatores como um conflito prolongado no Iraque, turbulência nos mercados financeiros ou inadimplência de algum país.
"Mas a probabilidade de que tudo isso ocorra ao mesmo tempo é baixa", avaliou o economista.
Uma recuperação marcaria uma mudança em relação a 2002, quando a América Latina sofreu sua primeira recessão em duas décadas, passando por contração de cerca de 1%, segundo Perry.
O rendimento econômico da região caiu devido à profunda recessão na Argentina, a terceira maior economia da América Latina, e à queda do fluxo de capitais.
Perry disse que o Brasil "aparenta melhoria" devido à "forte resolução que demonstra Lula para resolver os problemas fiscais".



Texto Anterior: Emergente: Papéis argentinos têm ganho elevado
Próximo Texto: Investimento ainda é de alto risco
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.