São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMBUSTÍVEIS

Petrobras define impasse sobre o óleo para SP

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras deve anunciar hoje sua decisão sobre qual será a solução adotada para o transporte de óleo cru produzido na bacia de Campos (RJ) para São Paulo. A empresa enfrenta há meses uma disputa com governo do Estado do Rio, que defende, em vez do transporte do óleo para São Paulo, a construção de uma refinaria para processar o petróleo no Rio.
Segundo o jornal "O Globo", a empresa decidiu, diante das dificuldades criadas pelo Rio, que construirá um oleoduto por mar até o território paulista. A tubulação deixaria de passar por 19 municípios fluminenses, conforme previsto no projeto original. No sábado, o gerente de Implantação de Dutos da Petrobras, Davi Schmidt, disse à Folha que o oleoduto não iria até São Paulo por mar porque isso tornaria a instalação excessivamente cara.
Mesmo antes do anúncio da Petrobras a governadora do Rio, Rosinha Matheus, reagiu dizendo, em seu programa de rádio, que a Petrobras quer "arruinar o Rio de qualquer jeito" e culpou o PT, partido do presidente Lula. O governo do Rio reclama que, levando o óleo para refinar em São Paulo, a Petrobras está fazendo com que o Rio perca a receita decorrente da venda do produto.


Texto Anterior: Sucessão: UE se divide entre francês e espanhol para o FMI
Próximo Texto: FOLHAINVEST
Mercado financeiro: Conta-investimento traz vantagens fiscais

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.