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Mercado Aberto
GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br
Pesquisa mostra recuperação das vendas do comércio em março
Depois de um início de ano
muito ruim, o comércio varejista mostrou sinais claros de recuperação em março. As vendas apresentaram um crescimento de 0,5% em relação a fevereiro, segundo o Indicador
Serasa Experian da Atividade
do Comércio. Em janeiro, o comércio tinha caído 2% em comparação a dezembro, e, em fevereiro, a alta tinha sido de apenas 0,2%.
O mês de março indica que a
economia pode estar começando a reagir, ainda que num ritmo lento. Mesmo se comparado ao ano passado, diminuiu
significativamente o ritmo da
desaceleração das vendas. O comércio cresceu 3,6% em março
em relação ao mesmo mês do
ano passado, mas em dezembro
tinha crescido 7,5%; em janeiro, 5,1%; e, em fevereiro, 3,9%.
"Devagarinho, a economia
começa a mostrar sinais de vida", diz o economista Luis Rabi,
gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian. "O paciente estava na UTI praticamente desenganado e agora
piscou o monitor."
Essa recuperação do comércio em março foi puxada principalmente por dois setores: de
veículos, motos e peças e de
móveis, eletroeletrônicos e informática.
A alta do setor automotivo se
explica pela redução do IPI e
pela antecipação das compras,
já que o benefício fiscal terminava no dia 31 de março e o
anúncio de sua prorrogação só
foi feito no final do mês.
Já o crescimento do segmento de móveis, eletroeletrônicos
e informática se deve a dois fatores: queda de preços e melhora do crédito. Alguns produtos,
principalmente de eletroeletrônicos e de informática, tiveram seus preços reduzidos em
até 10% nesses últimos meses.
Além disso, o crédito para
pessoa física se não voltou ao
mesmo ritmo pré-crise, está
quase lá. O grande problema
continua sendo o crédito para
pessoa jurídica.
Outros setores ainda continuam mostrando um desempenho muito ruim. É o caso, por
exemplo, do segmento de material de construção, que caiu
6,8% em março em comparação ao ano passado. Em fevereiro, as vendas já tinham reduzido 11,6%, e, em janeiro, 6,3%. A
expectativa é que a decisão do
governo de baixar o IPI para
material de construção melhore as vendas do setor.
O indicador calculado pela
Serasa Experian, que é calculado com base nos dados de cerca
de 6.000 empresas comerciais,
tem apresentado resultados
muito próximos aos da pesquisa de comércio do IBGE, apesar
de seguirem metodologia, ponderações e abrangências diferentes. O dado do IBGE referente a março, no entanto, só
será divulgado na segunda
quinzena de maio.
Para Luis Rabi, essa recuperação do comércio pode servir
de estímulo para, daqui a pouco, a indústria também seguir
os mesmos passos.
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João Paulo Diniz espera faturar R$ 20 milhões neste ano
com a Forneria San Paolo, que abriu seu terceiro restaurante, no início do ano, na Villa Daslu, em São Paulo. Diniz já
tocava a unidade da rua Amaury, desde que a casa se desligou do grupo Fasano, no fim de 2007, e outra filial no Rio.
Em 2008, segundo Diniz, a crise não impactou os negócios,
que tiveram faturamento de R$ 13 milhões. No começo de
2009, as casas de São Paulo tiveram demanda baixa, que Diniz atribui à sazonalidade, mas a do Rio compensou. "Em
São Paulo caiu o faturamento em janeiro e fevereiro, mas foi
sazonal. E o fato de o Carnaval ter sido mais tarde prolongou o faturamento do Rio." Para 2009, não há previsão de
mais unidades. Mas, para 2010, Diniz tem planos de abrir
outra Forneria em SP ou expandir para outras capitais.
DENTRO DA CAIXA
Os fotógrafos Christian
Maldonado e Marcelo
Greco acabam de criar a
editora Schoeler Editions
para atuar no mercado de
luxo de fotografia. Eles
vão lançar portfólios limitados de fotógrafos para
colecionadores. "Pela experiência dos portfólios
franceses, sabemos que a
partir do décimo volume o
preço sobe cerca de 15%
no mercado", diz Maldonado. A meta dele é lançar
dez portfólios neste ano,
com cerca de 60 unidades
cada. Os primeiros cinco
serão lançados neste mês,
com o trabalho de fotógrafos como Cristiano Mascaro e Bob Wolfenson. O
preço médio do portfólio,
que contém de 18 a 20 fotos dentro de uma caixa
artesanal, é de R$ 3.500
cada.
VIZINHANÇA
Fernando Henrique Cardoso e Alejandro Foxley, ex-chanceler chileno, lançam o
livro "A Medio Camino", dia
15, em Santiago. A versão em
português deve sair no Brasil
em junho. O livro é resultado
do trabalho de pesquisadores latino-americanos no
projeto "Uma Nova Agenda
Econômica e Social para a
América Latina", coordenado pelo Instituto FHC e pela
Corporación de Estudios para Latinoamérica.
MOTOR AQUECIDO
O volume de financiamento
para aquisição de veículos contratado no Banco do Brasil no
mês passado retornou ao patamar que registrava antes de sofrer os impactos da crise econômica. Em março, o resultado
superou o montante de R$ 370
milhões -uma média diária superior a R$ 10 milhões.
LUZ ACESA
O grupo Day Brasil, revendedora da General Electric no
país, acaba de fazer parceria para vender também lâmpadas da
SloanLed. A empresa está de
olho no mercado de LEDs, lâmpadas muito usadas para comunicação visual e que são 80%
mais econômicas que as convencionais.
CONSULTA
A Fecomércio-RJ criou o
Qualicred, que oferece aos empresários de pequeno porte informações sobre linhas de crédito, melhores taxas do mercado, negociação com bancos, antecipação de recebíveis e financiamento para capital de giro. O trabalho ficará disponível no site www.fecomercio-rj.org.br.
IDENTIDADE
A Abrid (associação de representantes da identificação digital) vai mostrar uma carteira de
identidade digital na Cards
2009, que acontece entre os
dias 27 e 29, em SP. O novo RG
será emitido no formato de cartão com impressão a laser. O
modelo permite emissão do documento com cadastro único.
com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI
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