São Paulo, sexta-feira, 05 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia tem autonomia, diz Lula

DOS ENVIADOS A PUERTO IGUAZÚ

Apesar do tom conciliador e de apoio à Bolívia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não desautorizou ontem o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que afirmou que a empresa deixará de investir no país de Evo Morales. Lula disse que, "como qualquer empresa", a companhia tem autonomia e só produzirá onde puder obter retorno financeiro.
"[A Petrobras fazer] investimentos ou não é a decisão de uma empresa que tem autonomia para investir, que vai continuar investindo no estrangeiro, inclusive na Bolívia, segundo os acordos que possam ter entre a YPFB [a estatal boliviana], o governo da Bolívia e o governo brasileiro", disse Lula, respondendo a uma pergunta sobre o futuro dos investimentos da estatal brasileira.
"Como empresa, ela investirá onde tiver possibilidade de investir e puder ter retorno de seus investimentos. Isso vale para Petrobras e vale para qualquer empresa no mundo", completou Lula.
Publicamente, a Petrobras tem reclamado do decreto boliviano de nacionalização de hidrocarbonetos e dito o presidente da estatal, José Gabrielli, afirmou que a empresa deixará de aplicar recursos na Bolívia.
Lula não fez comentários a respeito do impacto que futuros acordos governamentais possam ter sobre decisões da estatal brasileira. Também evitou comentar diretamente as declarações de Gabrielli. "Eu acho que tudo que foi falado até antes dessa reunião pouco vale diante do que está escrito na nota [documento final do encontro]. Primeiro, porque reconhecemos o papel da Bolívia em definir sua soberania sobre as riquezas minerais. Segundo, acertamos que vamos discutir as pendências bilateralmente entre o governo da Bolívia e o governo do Brasil, e entre a Petrobras e a YPFB", afirmou.


Texto Anterior: Tensão entre vizinhos: Morales diz que Petrobras faz chantagem com Bolívia
Próximo Texto: Luís Nassif: A EBX e o interesse nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.