UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

Acusação é de fraude acionária

Apresentadora de TV será julgada nos EUA

Reuters
Martha Stewart, apresentadora de TV, que vai a júri federal


ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

Após os casos de maquiagem nos balanços de grandes empresas que desintegraram os investimentos de milhares de pessoas, Wall Street entrega agora ao público americano um escândalo para deliciar as colunas sociais.
Está em julgamento uma celebridade da televisão local: Martha Stewart, 61, formalmente acusada ontem por obstrução da Justiça e fraude no mercado acionário. Seu caso vai agora para júri federal e para avaliação da SEC, órgão responsável pelo setor no país.
Após ficar famosa com seus programas de culinária e decoração, Stewart partiu para o mundo das ações, onde fez o nome como uma das mais bem-sucedidas investidoras do país e arrastou o dinheiro de seus telespectadores para as empresas que criou na Bolsa de Nova York. A principal companhia que dirige chegou a valer mais de US$ 1 bilhão.
Seu castelo começou a desmoronar em dezembro de 2001, após ordenar a venda de ações de um laboratório um dia antes de o governo vetar um remédio lançado pela empresa.
Diante das suspeitas de que havia se beneficiado de suas relações sociais para conseguir informação privilegiada e ganhar dinheiro com isso, Stewart afirmou que a venda já estava prevista caso o valor das ações da companhia chegasse ao ponto em que estava.
Mas ela não conseguiu provar tal afirmação, e o depoimento de um ex-funcionário da corretora que operava suas ações colocou em xeque sua versão.


Texto Anterior: Veículos: VW pede R$ 600 milhões ao BNDES
Próximo Texto: Receita ortodoxa: Inflação vive "momento crucial", diz BC
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.