São Paulo, Sábado, 05 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat vai readmitir 600 por seis meses

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O diretor de relações industriais da Fiat Automóveis, Osmani Teixeira de Abreu, anunciou ontem em Belo Horizonte que a montadora vai readmitir, na próxima semana, 600 empregados demitidos nos últimos 18 meses.
É a primeira grande contratação da Fiat desde outubro de 97, quando o mercado entrou em crise.
Atualmente, a montadora, sediada em Betim (região metropolitana de Belo Horizonte), tem 11,5 mil funcionários. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, foram demitidos 10 mil trabalhadores pela empresa no ano passado com o processo de terceirização, mas muitos foram recontratados por fornecedores.
Os ex-funcionários receberão telegramas para se apresentar à empresa e assinar um contrato temporário pelo prazo de seis meses. Abreu disse que eles podem ser mantidos na montadora após esse período, se for aprovado no Congresso Nacional o acordo de renovação da frota de automóveis.
As discussões para a criação de um programa nacional de renovação da frota nacional de veículos devem se intensificar no segundo semestre do ano.
Com as contratações, a montadora italiana pretende passar sua produção dos atuais 1,6 mil veículos para 1,8 mil veículos por dia, visando principalmente o mercado externo.
Abreu disse que a Fiat quer aumentar em 10% a 15% suas exportações, principalmente para a Europa e América Latina, até o final deste ano. No ano passado, foram vendidos 9.000 veículos por mês, em média, para o exterior.
Segundo o diretor da montadora, o aumento na produção poderá gerar mais 2.000 novos empregos nas fornecedoras de autopeças.
Na próxima segunda-feira, a empresa se reunirá com a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim para discutir as condições do contrato temporário. Abreu afirmou que serão oferecidos aos novos trabalhadores os mesmos salários e condições dos demais funcionários, exceto o pagamento de aviso prévio.
A assessoria do sindicato informou ontem que a diretoria estava reunida e que só divulgaria sua posição sobre a proposta da montadora durante a reunião de negociações, semana que vem.
A montadora pretende ainda investir R$ 1 bilhão, até o final do ano que vem, na instalação de três fábricas na região da capital mineira.

Preços
As concessionárias da General Motors já trabalhavam ontem com a nova tabela de preços da montadora, divulgada após o aumento do IPI dos carros.
Segundo as revendas, o reajuste médio aplicado pela montadora, em São Paulo, foi de 3,5%.



Texto Anterior: Telefônicas de MT e MS demitem 206
Próximo Texto: Empresas são multadas por queimar cana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.