São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

Putin diz que Rússia rejeitará regras da OMC se não for aceita

DA FOLHA ONLINE

A Rússia deixará de aceitar as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio) se não for aceita como membro da organização, disse ontem o presidente russo, Vladimir Putin.
"A Rússia não é atualmente um membro da OMC, e o único país com o qual não chegamos a um acordo sobre nossa adesão são os EUA", disse Putin durante evento na Câmara de Comércio Internacional da Rússia, em Moscou, segundo a agência russa de notícias Interfax.
"Se por qualquer razão não chegarmos a um acordo, abandonaremos as obrigações contraídas em acordo que não apenas conquistamos mas que cumprimos, inclusive sem sermos membros desta organização."
As negociações com os EUA encontram-se paralisadas em temas como proteção de propriedade intelectual e a operação direta de bancos estrangeiros no país, sem necessidade de abertura de subsidiárias russas.
O governo russo espera ser admitido na OMC antes da cúpula do G8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), que ocorre neste mês em São Petersburgo, disse o assessor da Presidência Sergei Prikhodko.
"Esperamos que [a adesão] aconteça antes da reunião do G8, mas, se isso não ocorrer, continuaremos a tentar", disse. "Gostaríamos muito [de aderir], mas há dois lados em todo processo."
Ele acrescentou que não houve proposta por parte de nenhum dos membros do G8 de trazer a adesão da Rússia à OMC à agenda do encontro. "No entanto, se algum deles sentir que há espaço para fazê-lo, serão bem recebidos."


Texto Anterior: Investigação: TRF mantém retida carga para a Daslu
Próximo Texto: Nova atuação do BC não evita que o dólar recue
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.