UOL


São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSPECTIVAS

Mercado reduz previsões para juros e inflação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mesmo com a recente alta do dólar e do risco-país, pesquisa feita pelo Banco Central mostra que o mercado continua otimista em relação à trajetória de inflação e juros para os próximos meses.
Segundo levantamento feito pelo BC na última sexta-feira, bancos e empresas de consultoria esperam que a inflação, medida pelo IPCA, fique em 10,02% neste ano -a previsão anterior era de 10,13%. Além disso, a pesquisa aponta para uma expectativa de corte de 1,5 ponto percentual na taxa Selic, hoje em 24,5% ao ano.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é referência para as metas do governo. Os 10,02% projetados ainda estão acima dos 8,5% perseguidos neste ano pelo BC, mas estão dois pontos percentuais abaixo das projeções feitas há dois meses.
A pesquisa mostra ainda ligeira alta nas projeções para a taxa de câmbio. A cotação do dólar deve encerrar o ano em R$ 3,18 -contra R$ 3,15 apontados pelo levantamento anterior.


Texto Anterior: Declaração de isento já pode ser entregue
Próximo Texto: Fase dois: Conselho quer ampliar acordos setoriais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.