UOL


São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC pode rever recolhimento nesta semana

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Numa tentativa de estimular o crescimento econômico, o Banco Central pode anunciar nos próximos dias uma redução dos recolhimentos compulsórios, parcela dos depósitos bancários que as instituições financeiras são obrigadas a recolher no BC.
Essa informação foi dada pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, a deputados petistas, durante reunião ocorrida no último final de semana. A redução do compulsório faria parte de uma série de medidas que o governo pretende anunciar para tentar estimular a atividade econômica.
Durante o encontro, Dirceu teria dito, sem especificar a quem estava se referindo, que estão falando em dez pontos percentuais de queda do compulsório, mas que ele preferia queda de vinte pontos percentuais. A queda no recolhimento compulsório está sendo estudada pelo Banco Central há alguns meses.
Atualmente, os bancos são obrigados a recolher, no BC, 68% do total de saldos de contas correntes mantidas por seus clientes. Em tese, a redução dos compulsórios permitirá que os bancos tenham mais dinheiro disponível para emprestar a seus clientes, o que incentivaria a expansão do crédito e o crescimento da economia. Nada impede, porém, que os bancos utilizem os recursos extras para fazer outros investimentos.


Texto Anterior: Para analistas, compulsório menor pode injetar R$ 50 bi na economia
Próximo Texto: Instituições pagam R$ 40 bi em impostos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.