São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARA TODOS

Maior unidade do país produz cerca de 500 mil Bíblias por mês em 6.000 m2 na Grande SP

Gráfica imprime até edições em árabe

DA REDAÇÃO

Bíblias em português, em grego, em braile e mesmo em árabe saem todos os dias da Gráfica da Bíblia, em Tamboré (Grande São Paulo). A gráfica produz, atualmente, 6 milhões de Bíblias por ano, que são distribuídas no Brasil e em outros países da América Latina e da África.
"Na década de 90, nós sofríamos inflação de demanda no mercado de Bíblias", disse o secretário de comunicação social da SBB, a proprietária da gráfica.
Fundada em setembro de 1995, a Gráfica da Bíblia visou exatamente acabar com esse déficit de produção do livro que existia. No início, ela apenas encadernava livros impressos em outros lugares. Em 1997, foi adquirida a primeira rotativa.
Os 6.000 m2 de área construída são usados para fabricar Bíblias, Novos Testamentos, livros de estudo bíblico e outros de conteúdo religioso. Devido às suas dimensões, a gráfica imprime Bíblias não só da SBB como de outras editoras.
A reportagem da Folha visitou a gráfica na última quinta-feira. Num ambiente extremamente organizado e limpo, são produzidas cerca de 500 mil Bíblias por mês. Há etapas manuais -como a colocação de marcador dos livros bíblicos e a pintura das bordas em azul ou vermelho.
Passeando pelos corredores, vêem-se equipes costurando as edições, verificando a impressão de capítulos, tratando as capas de couro, revisando as edições prontas antes que entrem na máquina seladora, de onde saem envoltas em plástico.
As aparas de papel cortadas durante o processo vão, sem cair no chão, direto para um depósito separado, onde são prensadas e enviadas para reciclagem.
A filosofia de trabalho da Sociedade Bíblica Unida, à qual a SBB é filiada, é tornar o livro acessível ao maior número de pessoas possível. "Hoje, podemos produzir uma Bíblia ao custo de US$ 3", afirma Erni Seibert. O ganho de escala explica essa redução do custo.
E é uma redução que chega ao consumidor, pois há Bíblias da SBB disponíveis por preços a partir de pouco mais de R$ 10.
Além disso, torna possível projetos como os que a SBB mantém de doar Bíblias a países de língua portuguesa na África e comunidades carentes. (FSA)


Texto Anterior: Mercado cristão move feiras em SP
Próximo Texto: Peixe fora d'água: Seguro para pescador vira alvo de fraudes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.