São Paulo, terça-feira, 05 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ford reduz jornada de trabalho em unidade da empresa na BA

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O complexo industrial da Ford em Camaçari (região metropolitana de Salvador), que emprega 8.500 funcionários, reduziu a jornada de trabalho de 42 horas para 40 horas e 50 minutos por semana.
Em comunicado, a Ford disse que fez um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos. De acordo com a empresa, o acordo é sem "prejuízo para o cumprimento dos volumes de produção e no nível de emprego".
Segundo a assessoria de imprensa da Ford, nenhum diretor comentará a decisão que entrou em vigor ontem. Essa foi a segunda redução na jornada de trabalho da unidade baiana em menos de dois anos -em 2004, a carga semanal era de 44 horas.
No mesmo comunicado, a montadora diz que os funcionários da fábrica de Camaçari terão reajuste de 6%, retroativo a 1º de julho. Desse valor, cinco pontos percentuais são relativos à negociação da categoria metalúrgica do Estado e um ponto percentual está vinculado ao acordo da jornada.
"No acordo, ficou claro que não vamos aceitar nenhum tipo de demissão", disse Marcos Vinícius Pereira dos Santos, diretor da Federação dos Metalúrgicos da Bahia.
De acordo com ele, mesmo com o reajuste salarial, os operários de Camaçari estão com os seus vencimentos defasados. "Em média, os baianos que trabalham na Ford ganham R$ 920 por mês, enquanto os nossos colegas de São Paulo recebem R$ 1.600."
Santos disse também que o acordo com a Ford pretende reduzir o número de trabalhadores lesionados na fábrica. "Mais de 500 funcionários já foram afastados das atividades em conseqüência da desgastante jornada de trabalho."
Primeira montadora do Nordeste, a fábrica da Ford na Bahia produz 912 carros por dia. Do total, 40% são exportados para América do Sul e México.


Texto Anterior: Brasil faz acordo para exportar mais veículos à África do Sul
Próximo Texto: Benjamin Steinbruch: Sobre metas e coragem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.