São Paulo, Terça-feira, 05 de Outubro de 1999
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Clear leva AMFM por US$ 17 bi para criar maior emissora dos EUA

das agências internacionais

A Clear Channel Communications e a rival AMFM, as duas maiores emissoras de rádio dos EUA, anunciaram ontem um acordo de fusão no valor de US$ 17,4 bilhões.
A união será feita mediante a troca de ações. A Clear também irá assumir US$ 6,1 bilhões em dívidas da AMFM.
A Clear e a AMFM terão de se desfazer de 125 estações de rádio para que a fusão consiga a aprovação do órgão regulador de concorrência nos EUA.
A expectativa é que a fusão seja completada na segunda metade do ano que vem.
Juntas, as empresas terão 830 estações de rádio em 32 países e 100 milhões de ouvintes.
O faturamento da nova companhia será de US$ 5 bilhões.
A Clear Channel também será proprietária de 425 mil espaços para outdoor e mais 19 canais de TV. A AMFM é a segunda maior emissora de rádios norte-americana e a Clear, a primeira.
A fusão, de acordo com analistas, faz parte da onda de fusões do setor de entretenimento, que começou há três anos e se acelerou com a flexibilização das regras que regulam a propriedade de canais de TV e de rádio, há dois meses. Em 96, o grupo Disney adquiriu a rede de TV ABC por US$ 19 bilhões. Na época, a indústria de rádio e TV era dominada por pequenas emissoras independentes.
No início de setembro, o conglomerado norte-americano Viacom, que reúne companhias como os estúdios Paramount, a rede de locadoras Blockbuster e a MTV, comprou a rede de TV CBS por US$ 34,45 bilhões.
A união Viacom-CBS apressou também as negociações das concorrentes.
Em dezembro do ano passado, o grupo Seagram, dono da Universal, comprou a gravadora PolyGram por US$ 10,4 bilhões.


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