|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
País poderá produzir 2,65 mi de carros em 99, mas, com a crise, deve montar só 1,65 milhão
Ociosidade vai a 40% com novas fábricas
ARTHUR PEREIRA FILHO
da Reportagem Local
A indústria automobilística brasileira deverá operar em 99 com
cerca de 40% de capacidade ociosa, oito vezes mais que o nível registrado em 97.
Com a inauguração das novas
fábricas -pelo menos mais oito
até o segundo semestre do ano que
vem-, o país teria capacidade para produzir até 2,65 milhões de
carros por ano.
Mas com as vendas em queda e a
perspectiva de recessão econômica, boa parte das linhas de montagem deve ficar parada no ano que
vem: a produção deve atingir no
máximo 1,65 milhão de unidades.
A estimativa é do economista José Eduardo Favaretto, ex-vice-presidente da Anfavea (associação das montadoras) e gerente
de análises estratégicas da Fiat Automóveis entre 88 e 97.
"Se em 99 a produção de automóveis e comerciais leves cair apenas 5%, em relação à previsão para 98, isso significará uma ociosidade da ordem de 40%", disse o
economista.
A capacidade ociosa das montadoras foi de 8,5% em 96, caiu para
5,2% em 97 e deve subir para 24%
este ano, segundo cálculos de Favaretto com base em números da
Anfavea.
Em 96, a indústria produziu 1,73
milhão de unidades para uma capacidade de 1,9 milhão. Em 97, a
capacidade instalada era de 2,1 milhão e a produção ficou em 1,99
milhão.
Neste ano, a capacidade de produção subiu para 2,25 milhões.
Já foram inauguradas três novas
fábricas de automóveis e comerciais leves: Chrysler, no Paraná,
Toyota e Land Rover, em São Paulo. Nos próximos meses devem
começam a funcionar unidades da
Mitsubishi, Renault, Mercedes-Benz, Audi/Volkswagen, Iveco/Fiat e General Motors.
A Anfavea previa no início do segundo semestre produzir 1,750
milhão de veículos este ano, 15%
menos que em 97. Porém já está
refazendo os cálculos: a produção
deste ano e de 99 deve ficar em torno de 1,6 milhão de unidades, cerca de 23% menor do que no ano
passado.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|