São Paulo, Sexta-feira, 05 de Novembro de 1999
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NEGÓCIOS

Empresa gastará até R$ 300 mi

Whirlpool quer ter 100% da Multibrás

FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local

A norte-americana Whirlpool está disposta a gastar até R$ 300 milhões para ser a única dona da Multibrás -que comercializa as marcas Brastemp e Consul- e da Brasmotor S/A.
Para viabilizar o negócio, a Multibrás e a Brasmotor farão uma oferta pública de ações aos acionistas. Na Brasmotor, a Whirlpool já detém 69% das ações ordinárias (dão direito a voto nas assembléias) e 35% das preferenciais e, na Multibrás, 97% e 58%, respectivamente.
Concretizada a operação de oferta pública de ações, a Whirlpool pretende fazer um aumento de capital de R$ 200 milhões na Multibrás e de R$ 130 milhões na Brasmotor. A estratégia é reduzir o passivo (dívida) da Multibrás, de cerca de R$ 400 milhões.
Ruy Campos Filho, diretor de relações com os investidores da Multibrás e da Brasmotor, acredita que haverá adesão maciça dos acionistas minoritários à operação. "Os preços das ações são justos", diz. O lote de mil ações da Brasmotor está cotado a R$ 201,20, e a ação da Multibrás, a R$ 0,78. O banco Chase Manhattan intermediará a negociação.
A Whirlpool quer aumentar a participação no mercado de eletrodomésticos no país. Essa estratégia, diz, já foi demonstrada em 97, quando a empresa adquiriu o controle da Brasmotor.
As dívidas da Multibrás, segundo Campos Filho, são em dólares (cerca de US$ 200 milhões).


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