São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tesouro dos EUA envia emissário

DE BUENOS AIRES

Embora tenha anunciado que não aportará recursos para o pacote do FMI à Argentina, o Tesouro dos EUA enviou ontem um emissário para se reunir com as autoridades locais.
A missão chefiada pelo subsecretário para assuntos internacionais, Timothy Geithner, chegou pela manhã a Buenos Aires. No final da tarde, manteria conversações com o ministro da Economia, José Luis Machinea.
Pelo cronograma oficial, a visita do executivo deveria se estender por três dias, mas os rumores eram de que retornaria ainda ontem à noite a Washington.
De acordo com autoridades argentinas, a opinião de Geithner é considerada essencial para que o FMI conceda o empréstimo, mesmo que os EUA não participem diretamente do pacote.
"Depois dos problemas na Turquia, se forem somados mais ruídos na Argentina poderíamos ter uma crise com contágio em todos os emergentes", disse um dos assessores do ministro da Economia.
Ainda esta semana, Machinea deverá ter a última reunião com a negociadora do Fundo, Teresa Ter-Minassian, para definir a carta de intenções.
Mas tudo dependerá de como o governo vai se sair no Congresso: "Se não aprovarmos o Orçamento até quinta e o pacto fiscal não sair rápido corre-se o risco de tudo ser adiado para janeiro", admitiu o secretário da Fazenda, Mário Vicens.
(JAD)





Texto Anterior: Argentina: Congresso inicia discussão de reformas
Próximo Texto: Bolsa turca cai 8,3% com atraso do FMI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.