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ALIMENTOS
Idéia é que produto concorra com barras de cereais
Difícil consumo leva pesquisador a produzir novo design para rapadura
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA
Um pesquisador desenvolveu
um novo design para a velha rapadura, tornando-a menor e mais
prática para ser consumida. A
idéia do designer Alfredo Pinho,
27, é que a rapadura passe a concorrer no mercado das barrinhas
energéticas de cereais.
O novo formato foi tema de
uma pesquisa de pós-graduação
de Pinho em 2001 no Centro de
Deseño Industrial de Montevidéu, no Uruguai.
A produção da rapadura com o
novo formato deve começar neste
ano, feita por uma cooperativa de
dez engenhos em Triunfo (PE).
No lugar do antigo formato retangular, de 500 gramas, o novo
design prevê um modelo triangular, de 150 gramas, para ser vendido em caixas com três unidades.
"A rapadura é de difícil consumo, apesar do preço atraente e de
ser um energético natural", disse.
A rapadura tradicional nem sequer tem rótulo: é vendida em um
plástico transparente, muitas vezes até mesmo sem informações
sobre o produtor. No novo formato, são divulgadas as informações nutricionais do produto.
Pelo planejamento mercadológico, os lucros dos produtores serão multiplicados por dez com o
novo formato: a rapadura tradicional de 500 g tem um custo de
R$ 0,17 e é vendida a R$ 0,20 ao
atravessador, para chegar ao mercado com um preço de R$ 0,50
-o produtor lucra R$ 0,03 por
rapadura. No novo formato, o
custo de três barras de 150 g também será de R$ 0,17, com o acréscimo de R$ 0,10 para a embalagem; o produtor, porém, poderá
vender a caixa a R$ 0,60, com um
lucro de R$ 0,33. No mercado, o
produto pode ser vendido a R$ 1.
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