UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À espera da guerra, Bolsa de Nova York cai

DA REDAÇÃO

Os mercados financeiros internacionais oscilaram bastante durante todo o dia, sob o efeito da apresentação do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Ao final, as Bolsas européias fecharam em alta, enquanto as norte-americanas acabaram cedendo e ficaram no vermelho.
O índice Dow Jones recuou 0,35%, depois de passar a maior parte do dia em território positivo, e voltou a ficar abaixo dos 8.000 pontos, o que o deixa perto do nível mais baixo dos últimos seis meses. A Nasdaq caiu 0,36%.
Para os analistas, a apresentação de Powell, que procurou mostrar evidências de que o Iraque não tem cumprido os acordos internacionais, mostra que os EUA estão próximos de lançar uma ofensiva militar contra o país de Saddam Hussein. Se por um lado diminuem as incertezas, aumentam as dúvidas a respeito de qual será o impacto econômico do provável conflito.
"Os investidores começam a entender que invadir o Iraque será apenas o começo, e não o fim do jogo, como em 1991 [na Guerra do Golfo"", disse Keith Keenan, vice-presidente da corretora Wall Street Access.
Antes de Powell iniciar seu discurso, havia muita especulação e poucos negócios. O euro chegou a atingir sua maior cotação ante o dólar nos últimos quatro anos (US$ 1,091), mas depois cedeu.
As cotações do petróleo subiram cerca de 1% nos mercados internacionais. Na Bolsa Mercantil de Nova York, o barril foi negociado a US$ 33,93.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Crise Global: Desemprego alemão sobe para 11,1%
Próximo Texto: Panorâmica - Energia: Governo libera estatais para participar de licitações de linhas de transmissão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.