São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNA irá propor alterações na lei

DA REPORTAGEM LOCAL

Os produtores rurais tentarão a revisão no Senado de pontos do projeto aprovado na Câmara, principalmente os que "limitam a celeridade do licenciamento da comercialização dos transgênicos". Apesar disso, o vice-presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), Carlos Sperotto, comemorou o que chamou de "fim da estagnação".
A aprovação do projeto de biossegurança teve uma avaliação positiva também de ambientalistas e pesquisadores, mas por diferentes motivos. Para David Hathaway, ativista da Campanha Brasil Livre de Transgênicos, a aprovação do projeto foi benéfica "porque manteve os poderes do Ministério do Meio Ambiente na avaliação dos transgênicos".
João Paulo Capobianco, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, um dos mais animados com o resultado da votação, também comemorou a obrigatoriedade da licença ambiental para a comercialização de transgênicos.
Já para Vânia Cirino, pesquisadora do Instituto de Agronomia do Paraná, o projeto é um pequeno avanço no que se refere à possibilidade de retomar as pesquisas na área: "Vários projetos poderão sair da gaveta, já que os pesquisadores poderão reassumir as pesquisas, que estavam paradas".


Texto Anterior: Ministra diz que não vê "vitória particular"
Próximo Texto: Análise: Opiniões extremas emperram debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.