São Paulo, Sábado, 06 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS
Reflexo da desvalorização do real ainda é pequeno sobre o índice de janeiro, segundo pesquisa do Dieese
Inflação vai a 1,38%, a maior em 2 anos

MAURO ZAFALON
da Redação

Os aumentos de preços começam a ocorrer em ritmo mais acentuado em São Paulo. O Índice de Custo de Vida do Dieese registrou, em janeiro, alta de 1,38% nos preços da capital paulista, a maior taxa em dois anos.
Na quarta-feira, a Fipe já havia divulgado mudanças nos rumos da inflação, ao anunciar taxa de 0,5% no seu Índice de Preços ao Consumidor. Foi o primeiro aumento em sete meses.
A alta do custo de vida em janeiro foi acentuada no índice do Dieese, mas ainda é pequeno o efeito da desvalorização do real.
Educação e leitura, saúde e transportes foram os principais focos de pressão no índice e ocorreriam mesmo sem a desvalorização cambial, diz a entidade. Os três itens foram responsáveis por uma inflação de 0,87% no mês passado.
Nos últimos 12 meses, a alta do ICV do Dieese foi de 1,18%, com destaque para saúde (8,5%), educação e leitura (4,71%) e alimentação (2,72%).


Texto Anterior: Artigo - Gilson Schwartz: Dolarização da economia é incompatível com o Brasil
Próximo Texto: Meta de inflação pode superar 10%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.