São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

Texto Anterior | Índice

País prevê crescimento de 8% do PIB

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse que a meta do governo para o crescimento do PIB neste ano é de 8% -a mesma estabelecida nos últimos anos e inferior à expansão prevista por diversos órgãos internacionais.
A meta deve ser facilmente atingida pela terceira maior economia global, que, com esse resultado, deve ultrapassar o Japão, ficando atrás apenas dos EUA. Em 2009, ano da pior crise global em mais de 60 anos, o PIB chinês cresceu 8,7%, impulsionado pelo programa de estímulo de US$ 586 bilhões bancado por Pequim.
Neste ano, porém, o foco do governo passou da retomada econômica para as pressões inflacionárias e a formação de bolhas. Com o temor de que o aquecimento da economia esteja inflando as Bolsas e o mercado imobiliário, Pequim vem tomando medidas como a elevação do compulsório bancário, visando esfriar o setor de crédito.
"Este é um ano crucial para continuar a lidar com a crise financeira global, manter o desenvolvimento econômico rápido e estável e acelerar a transformação do padrão de desenvolvimento econômico", disse Wen ao Congresso Nacional do Povo.


Texto Anterior: Boom imobiliário na China pressagia bolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.