São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise internacional provoca a redução de 581,8 mil empregos

da Sucursal de Brasília

O Ministério do Trabalho registrou em 98 uma redução de 2,8% no número de empregados com carteira assinada, representando uma perda de 581,76 mil postos de trabalho. A queda é atribuída, em parte, à crise internacional, que também afeta o país.
Somente em dezembro, houve a perda de 437,84 mil postos de trabalho, cifra que equivale a 2,12% do número de trabalhadores com carteira assinada no mesmo mês do ano anterior.
Segundo o ministério, normalmente as estatísticas apontam reduções de emprego nos meses de dezembro, mas não nos níveis apresentados em 98.
Em dezembro de 96, por exemplo, houve redução de 1,33%, e, em dezembro de 97, de 1,59%.

Efeitos negativos
O ministério afirma que a queda do nível de emprego em dezembro decorre dos efeitos negativos que a economia enfrenta desde a crise asiática, desencadeada em outubro de 97.
O comércio foi um dos setores que mais sentiram o desaquecimento da economia. No balanço anual, apresentou redução de 1,17% nos postos de trabalho. Nos dois anos anteriores, o comércio havia registrado crescimento do emprego.
A indústria vem registrando forte contração no emprego formal desde a crise asiática. Esse é um setor que reflete quase que instantaneamente os choques na economia.
Em dezembro de 97, o emprego da indústria havia caído 2,48% e, no mesmo mês do ano passado, caiu 2,44%. A redução verificada durante o ano passado foi de 5,94%.
Entre os serviços, o destaque é o crescimento de apenas 1,1% nos empregos nas áreas médica, odontológica e veterinária -o menor dos últimos três anos.


Texto Anterior: Em 86, no governo José Sarney, disparo ocorria com taxa de 20%
Próximo Texto: Paulinho é o novo presidente da Força
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.