São Paulo, Sábado, 06 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDÚSTRIA
É desanimador, desabafa Piva ao comentar política econômica atual
Presidente da Fiesp ataca minipacote e alta de juros

da Reportagem Local

Para o presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, o governo está promovendo mais concentração de renda no país ao subir as taxas de juros básicas de 39% ao ano para 45% desde ontem.
"Apenas um setor da economia, o financeiro, acaba sendo beneficiado com a política econômica do governo. Basta ver o balanço dos bancos", disse Piva. Irritado, o presidente da Fiesp afirmou que o governo está socializando os prejuízos de uma política econômica errada que ele insiste em manter.
"Antes, os juros altos eram usados para atrair os especuladores. Agora, servem para espantar os consumidores", afirmou.
Segundo Piva, o presidente Fernando Henrique Cardoso está passando por um desgaste político forte com a política econômica que vem implementando. "Até seus aliados, como o senador Antonio Carlos Magalhães, por exemplo, estão descontentes. É difícil conter a exaltação de ânimo das pessoas."
A indústria, disse Piva, está fazendo um esforço enorme para não repassar os custos da desvalorização cambial aos seus preços e evitar a reindexação da economia. "Mas daí o governo vem e acaba com o crédito, aumentando o compulsório dos bancos nos empréstimos a prazo, impostos e juros. É desanimador", disse Piva.
Para o presidente da Fiesp, o governo deveria atrair dólares por meio de mais privatizações. Também deveria buscar crédito junto aos bancos internacionais para as exportações brasileiras, que poderiam crescer com o real mais fraco.
"Propostas nós temos, mas o governo não nos dá fôlego. As decisões tomadas no gabinete vêm umas atrás da outras", afirmou.
(CRISTIANE PERINI LUCCHESI)



Texto Anterior: Parente pede "paciência" para poder superar a crise
Próximo Texto: Bolsa de São Paulo sobe 4,31% em dólar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.