São Paulo, segunda-feira, 06 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Em queda
O Plano Real continua em baixa para comerciantes e prestadores de serviço da Grande São Paulo. Pesquisa realizada em abril pela Fecomercio-SP com 650 empresários do setor apurou nota 3,69 para o Real, contra os 4,23 de março.

Menos dinheiro
A arrecadação tributária de abril do governo do Rio de Janeiro -primeiro mês de Benedita da Silva- caiu 7,63% em relação ao mesmo mês de 2001.

Balanço
O Banco do Brasil divulga amanhã o balanço referente ao primeiro trimestre deste ano. A expectativa do mercado é bastante positiva com os resultados.

Palha de aço
Dados da LatinPanel revelam que o mercado de palha de aço vendeu 552 mil unidades no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano passado. Em 2001, foram vendidos mais de 2 milhões de palhas de aço.

Nova sede
Com a presença de Pat Fallon, presidente mundial do grupo norte-americano Fallon Worldwide, a Fallon PMA inaugura amanhã sua sede oficial no Iguatemi Office Center, em São Paulo. A Fallon Worldwide fatura atualmente US$ 1 bilhão com suas agências em Minneapolis, Nova York e Londres.

Fora de época
O calor em pleno outono gerou um crescimento de apenas 3% das vendas de tecidos em abril, segundo pesquisa do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de São Paulo. O estoque de edredons e cobertores permanece nas prateleiras.

Fora do trilho
Julio Sérgio Cardozo, presidente da Ernst & Young, afirma que, sem reforma fiscal urgente, corte na taxa de juros e flexibilização das leis trabalhistas, o Brasil sairá da rota de preferência dos investidores externos.

Preferência
Para Cardozo, países como Polônia, República Tcheca e Hungria atraem mais capital do que o Brasil. No outro extremo, destaque para a China e Índia.

Macarronada...
Os brasileiros consumiram 3% mais macarrão nos primeiros dois meses deste ano em comparação com o último bimestre de 2001, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias.

...instantânea
O segmento que teve a maior alta foi o de macarrão instantâneo, que cresceu 12% em relação ao ano passado.

Mãe "high-tech"
O portal de presentes Central de Desejos realizou pesquisa para saber o que as mulheres gostariam de ganhar no Dia das Mães. A conclusão é que elas estão cada vez mais "high-tech". Câmeras digitais, DVDs e notebooks estão entre os produtos mais desejados, além, claro, de perfumes e maquiagem.
E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE


Terra em transe

O transe argentino persiste. Bastou o governo reafirmar que não pretende atender todas as exigências do FMI para a cotação do dólar perder a leve tendência de recuo mostrada após a nomeação do ministro Roberto Lavagna. Mesmo algumas exigências básicas do FMI, como as modificações na chamada Lei de Falências, converteram-se em um tormento. Os congressistas não estão dispostos a votá-las. Sem fatos novos, o mau humor do mercado aumenta. O governo confirmou que nesta semana pedirá empréstimos de US$ 800 milhões a países amigos e a outros órgãos internacionais para evitar um calote no Bird. Poucos acreditam que conseguirá. Resultado: o dinheiro deverá sair das já minguadas reservas monetárias do país.


Próximo Texto: Serviços: Dólar mais caro muda o perfil do turismo no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.