São Paulo, Quinta-feira, 06 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA
Consumo mantém nível saudável e há pouca chance de inflação subir, afirma relatório
Economia dos Estados Unidos manterá crescimento, diz Fed

das agências internacionais

O Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) divulgou ontem um relatório apontando que a economia norte-americana continua em expansão, com reduzida possibilidade de aumento da inflação.
O relatório, conhecido como "livro bege", cita a forte demanda interna e a recente melhoria nos índices de produtividade como evidências de que a expansão econômica dos EUA, que está em seu nono ano consecutivo, não perdeu fôlego.
"A economia dos EUA continua produzindo em ritmo acelerado e mantém uma expansão em ritmo moderado", diz o relatório. "Os preços se mantiveram estáveis, com exceção do óleo, gás e materiais de construção, que estão com estoques reduzidos", segundo o levantamento feito pelo Fed, com base em dados coletados até 26 de abril.
De acordo com o órgão, "o consumo se manteve em patamar saudável, principalmente em razão do bom desempenho das vendas de carros".
O levantamento divulgado ontem, feito com base nos relatórios feitos pelos 12 Feds regionais, também indicou crescimento na produtividade, embora algumas regiões tenham ressaltado que a "fraca demanda no exterior represente um problema para algumas indústrias".
A inflação, ainda de acordo com o Fed, não deve preocupar. Os analistas estimam que o índice de preços ao consumidor fique em torno de 2,5% neste ano. No ano passado, a taxa atingiu o menor nível dos últimos 12 anos, ficando em 1,6%.
O "livro bege" servirá como parâmetro para a fixação da taxa de juros básica da economia norte-americana na próxima reunião do Fed, que acontece dia 18 deste mês.


Texto Anterior: Opinião econômica - Paulo Nogueira Batista Jr.: Belém, vítima do regime colonial do espírito
Próximo Texto: Japão e Europa preocupam EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.