São Paulo, Quinta-feira, 06 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MONTADORAS
Estado pleiteia instalação de fábrica
Ford se reúne com governo da Bahia

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

Quatro diretores da Ford se reuniram ontem em Salvador (BA) para discutir a possibilidade de instalação de sua nova fábrica de automóveis na Bahia.
A fábrica, que deveria ser construída no Rio Grande do Sul, teve o seu projeto de instalação suspenso há duas semanas, após o rompimento do contrato feito entre a montadora e o governo.
Os diretores da Ford se reuniram com técnicos da Secretaria de Indústria e Comércio da Bahia.
Até o final da tarde, nem a Ford nem o governo baiano haviam se pronunciado sobre a negociação.
A assessoria de imprensa da Ford, em São Paulo, informou que a diretoria da montadora vai avaliar todas as propostas feitas pelos Estados interessados na fábrica.
Após o rompimento do contrato com o Rio Grande do Sul, a Ford já recebeu cartas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, demonstrando interesse no empreendimento.
Os diretores da Ford deverão permanecer na capital baiana até amanhã. Além de participar de reuniões com o governo, eles vão visitar as áreas disponíveis para a implantação da fábrica.
Para hoje está prevista uma visita aos municípios de Camaçari, Candeias e Simões Filho -cidades localizadas na região metropolitana de Salvador. O projeto da Ford prevê uma área de 4 milhões de m2 para a construção da fábrica.

Incentivos
O governo baiano não divulgou quais os benefícios que estão sendo oferecidos à Ford.
De acordo com a lei federal que estabelece um regime automotivo especial para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a montadora poderá obter uma redução de 50% no Imposto de Importação e de 50% no IPI, caso decida instalar uma unidade produtiva em uma das regiões.
Para o Sul e o Sudeste do país, o regime automotivo especial prevê a redução de 45% no Imposto de Importação.


Texto Anterior: Balança decepciona com exportação fraca
Próximo Texto: Microsoft investirá US$ 5 bi na AT&T
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.