São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA A ALCA

O que é
A Alca (Área de Livre Comércio das Américas) é uma proposta de integração comercial que, se concluída, abrangerá todos os países das Américas, com exceção de Cuba.

O que ela propõe
Os países-membros da Alca terão, entre si, preferências tarifárias. O objetivo é que as tarifas para o comércio intrabloco sejam reduzidas até que fiquem zeradas, facilitando o fluxo de bens e serviços na região.

Cronograma
A criação da Alca não está certa. Existe uma carta de intenções -lançada em 1994 e confirmada em 1998- entre as principais economias da região para que se discuta a criação da Alca até 2005.

Qual é a posição dos EUA
Os EUA são os maiores defensores da Alca. Seu interesse está no acesso facilitado a grandes mercados consumidores -como o Brasil- e no fortalecimento de sua influência política e comercial nas Américas -principalmente diante das maiores economias, como Brasil e Argentina.

Qual é a posição do Brasil
O Brasil deixou claro que sua prioridade é fortalecer o Mercosul e, a partir dele, negociar outros acordos. O Brasil teme a criação apressada da Alca, pois muitos setores não estão preparados para concorrer com tarifas de importação zeradas. Além disso, o Brasil busca outras formas de integração, como uma eventual área de livre comércio entre Mercosul e União Européia, que possam existir simultaneamente para que não fique vulnerável à economia dos EUA.



Texto Anterior: Declaração é injusta, afirma o Itamaraty
Próximo Texto: Panorâmica: Ministros europeus dizem que Grécia vai aderir ao euro em janeiro de 2001
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.