São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MOEDA ÚNICA
Ministros europeus dizem que Grécia vai aderir ao euro em janeiro de 2001

Os ministros das Finanças dos países da zona do euro aprovaram, ontem, em reunião em Luxemburgo, a solicitação da Grécia para aderir à moeda única. A entrada do país, no entanto, terá de ser aprovada pelos líderes europeus, em reunião marcada para 19 e 20 deste mês.
Se for aceita, a Grécia será o 12º país a aderir à moeda única, a partir de janeiro de 2001.
"A Grécia fez um grande avanço", disse o ministro das Finanças francês, Laurent Fabius, que convidou seu colega grego para os encontros dos ministros das Finanças dos 11 países da zona do euro, no segundo semestre.
A Grécia ficou de fora do lançamento do euro, em 1º de janeiro de 99, porque fracassou em atender aos critérios europeus estabelecidos para a convergência, como a redução da inflação.
No início do mês passado, a União Européia divulgou que a Grécia havia atingido os parâmetros necessários para aderir ao euro. O país, que pleiteava a adesão há mais de um ano, passou por reformas até atingir as condições econômicas que lhe permitiram solicitar a entrada no sistema da moeda única. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Entenda a Alca
Próximo Texto: Itália diz que terá déficit de 0,9% do PIB em 2001
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.