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Portaria cria polêmica no setor
DA REPORTAGEM LOCAL
Uma portaria do Ministério da
Justiça deixou atônitas as agências de promoção (empresas responsáveis pela propaganda em
pontos-de-venda).
A medida impede que essas empresas promovam sorteios de
prêmios para impulsionar as vendas de qualquer produto. Em
maio, elas foram impedidas de solicitar novas concessões para o
sorteio de brindes por 45 dias.
A intenção do ministério é, nesse período, aprovar uma nova regulamentação para o setor.
O objetivo era atingir as empresas que fazem jogatina pela TV,
que nem sempre repassam parte
da arrecadação para entidades filantrópicas.
A portaria também acabou atingindo as agências de promoção
em lojas e supermercados, já que
se limita a suspender "as concessões e autorizações para distribuição gratuita de prêmios".
Movimento
As agências de promoção movimentam cerca de R$ 4 bilhões em
negócios por ano. Esse valor inclui desde atividades nos pontos-de-venda (como a simples demonstração de produtos) até a
entrega de brindes aos consumidores.
Só as empresas de promoção
que fazem algum tipo de sorteio
de produtos sofrerão com a medida do ministério.
"Estima-se que essas companhias respondam por 40% dos R$
4 bilhões que o segmento movimenta", diz Marcelo Heidrich, diretor da agência de promoção
Ponto de Criação.
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